24.6 C
São Paulo
sexta-feira, outubro 24, 2025
spot_img

Com grande público, ‘Caminho de Luzes’ resgata tradição na abertura do 40° Natal Luz de Gramado

Com a participação de milhares de pessoas, o 40° Natal Luz de Gramado começou oficialmente na quinta-feira, dia 23, promovendo o resgate de uma tradição. Comunidade e turistas foram os personagens principais do “Caminho de Luzes”. Ao anoitecer, o público se reuniu na Vila de Natal, que fica na Praça das Etnias, e partiu caminhando com velas até a Rua Coberta. O cortejo iluminado foi o primeiro ato de uma noite repleta de emoção e saudosismo. Foi justamente uma procissão luminosa comunitária que marcou a abertura do 1° Natal Luz, em 1986.

Após a caminhada, que lotou a avenida Borges de Medeiros, foi realizada a solenidade oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades como o senador Luís Carlos Heinze, o secretário Estadual do Turismo, Ronaldo Santini, e os deputados federal Pedro Westphalen e estadual Joel Wilhelm.

Em seu pronunciamento, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, apresentou as novidades da programação e revelou que Gramado busca o recorde mundial de maior Natal do mundo. “É um momento de grande emoção. O Natal Luz é o maior evento natalino do mundo e estamos buscando esse reconhecimento junto ao Guinness Book”, afirmou.

Já o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou que o 40° Natal Luz será o maior de todos os tempos. “O público que está aqui na abertura é o maior já visto em toda a história do Natal Luz. Gramado é responsável pelo maior evento natalino da América Latina, feito por uma comunidade pequena, aguerrida, que escolheu o turismo como atividade principal para desenvolver a sua cidade, gerando emprego, renda e encantando milhares de pessoas que nos visitam anualmente. Viva Gramado e vida longa ao Natal Luz!”, comemorou Tissot.

Depois do pronunciamento, o prefeito entregou a chave de Gramado ao Papai Noel, que declarou aberta a histórica edição de 40 anos. Em 88 dias de programação, o evento conta com mais de 350 atrações. Para fechar a noite em grande estilo, a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do maestro Júlio César Wagner, deu show na Rua Coberta.

O 40° Natal Luz de Gramado, que continua até 18 de janeiro de 2026, é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Bradesco. Patrocinador master: Gav Resorts. Copatrocínio: Bradesco Seguros, Coca-Cola e CPFL RGE. Participação especial: Governo do Rio Grande do Sul. Apoio: Havan, RBT Internet, Vinícola Miolo, Hasam Group e Docile. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Tiqueteira oficial: Eleven Tickets. Agente cultural: Marca Produções. Financiamento: PRÓ-CULTURA, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – Do lado do Povo Brasileiro.

Fotos: Divulgação/Cleiton Thiele
Natal Luz está aberto oficialmente em Gramado, reunindo multidões desde as solenidades de abertura

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias