22.7 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img

Com apresentação de guia antirracista e rodada de negócios exclusiva, Afroturismo tem lugar de destaque na ABAV Expo 2025

Guia prático de Equidade Racial no Turismo, elaborado pela Embratur em parceria com o CAF, foi apresentado em um dos painéis do evento

A Embratur marcou presença na ABAV Expo 2025 com uma série de ações voltadas para o fortalecimento da promoção do Afroturismo e da equidade racial no setor. Um dos destaques da participação foi a apresentação do “Guia Prático de Equidade Racial no Turismo”, feito em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que promove o segmento com o objetivo de valorizar a identidade, a história e o protagonismo negro nas atividades turísticas.

A apresentação do guia ocorreu nessa quinta-feira (9), durante o ABAV Talks na Arena Urca. A Embratur foi representada pela coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres. O documento propõe uma abordagem ativa de antirracismo, oferecendo um roteiro detalhado para que empresas do setor possam enfrentar práticas racistas e valorizar a identidade e o protagonismo negro no turismo.

No painel, foi discutida a importância do Afroturismo como um segmento que celebra a cultura, a história e as vivências da população afrodescendente. Participaram do painel também as especialistas no tema Natália Oliveira e Vitória Camilo, além do CEO e fundador do Afroturismo HUB, Hubber Clemente.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “é histórico o que está acontecendo na ABAV Expo 2025.” “Estamos mostrando que o Afroturismo é valorização da diversidade e também é potente enquanto negócio, que movimenta a economia, gera emprego e renda e fortalece o protagonismo da população preta. Tudo isso mostra a força desse segmento”, afirmou.

“O afroturismo é, ao mesmo tempo, um movimento cultural e uma oportunidade de negócios que fortalece a economia com base na diversidade. Ao lado da Embratur, o CAF apoia a internacionalização de empreendimentos afrobrasileiros, amplia sua inserção em cadeias globais e promove um turismo que combate práticas racistas. Com iniciativas como este guia, avançamos na construção de um setor mais inclusivo, competitivo e representativo”, salienta Estefanía Laterza, representante do CAF no Brasil.

A iniciativa faz parte de uma aliança estratégica firmada entre a Embratur e o CAF em 2024, para impulsionar o desenvolvimento e a internacionalização de empreendimentos de Afroturismo no Brasil. O acordo inclui a criação de um Mapa de Afroturismo no país e a capacitação de empresários para fortalecer sua inserção no mercado global.

Parceria

A programação dedicada ao Afroturismo incluiu ainda workshops e um painel para debater os avanços da cooperação técnica entre a Embratur e o CAF. O evento de encerramento, nesta sexta-feira (10), será dedicado à apresentação dos resultados da parceria. Consultores que participam do projeto vão compartilhar os produtos desenvolvidos e suas contribuições.

Haverá, ainda, o painel institucional “Afroturismo em Expansão: Desafios e Oportunidades para o Futuro”, com a presença de Eddi Marcelin, diretor de Diversidade do CAF, e de Estefanía Laterza, representante País CAF Brasil, sobre os aprendizados e os próximos passos para o fortalecimento do turismo com foco em equidade racial.

Com essas ações, a Embratur tem o objetivo de reforçar seu compromisso com a promoção da diversidade e com a construção de um turismo mais inclusivo e representativo no cenário internacional. “A parceria com o CAF tem sido essencial para fortalecer empreendimentos afrobrasileiros e ampliar sua inserção nas cadeias internacionais do turismo, consolidando o Brasil como destino de valorização da cultura, da história e das identidades negras”, destaca Marcelo Freixo.

Rodada de negócios exclusiva

Por iniciativa da Embratur, pela primeira vez o Afroturismo ganhou destaque como negócio durante a ABAV Expo 2025. No primeiro dia de evento, 8 de outubro, 15 empreendedores do Afroturismo do Brasil participaram de rodadas de negócios com compradores estrangeiros da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias