22.4 C
São Paulo
sábado, novembro 8, 2025
spot_img

Coimbra: brasileiros se consolidam como segundo mercado de turismo

Em 2024, o número de visitantes do Brasil cresceu 8%, consolidando o país como o segundo principal mercado internacional da região, atrás apenas da Espanha

Reconhecida pela qualidade de vida e pelo ambiente favorável aos negócios, a Região de Coimbra – que reúne 19 municípios e fica entre Lisboa e Porto, cidades que recebem um grande número de vôos do Brasil – vem se consolidando como um polo de inovação e investimento no turismo.

Entre janeiro e julho de 2025, mais de 919 mil viajantes se hospedaram na Região de Coimbra, registrando um crescimento superior a 4,2% em relação à média nacional. O mercado brasileiro tem desempenhado papel de destaque: em 2024, o número de visitantes do Brasil cresceu 8%, consolidando o país como o segundo principal mercado internacional da região, atrás apenas da Espanha.

“A nossa relação com o mercado brasileiro é altamente estratégica: o Brasil ocupa hoje a segunda posição no ranking de turistas internacionais da Região de Coimbra, enquanto no contexto nacional português aparece em sexto lugar. Esse avanço reflete o crescente interesse dos viajantes brasileiros por turismo de experiências, gastronomia e bem-estar, além do vínculo histórico e acadêmico fortalecido pela presença expressiva de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra”, destaca Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM-Região de Coimbra.

O território oferece uma série de incentivos para empreendimentos hoteleiros e projetos de requalificação, com destaque para edifícios históricos, palacetes, terrenos cercados por natureza e casas típicas nas aldeias de xisto, que preservam o charme e a autenticidade do interior português.

Um dos grandes diferenciais da Região de Coimbra é a autenticidade das experiências que oferece. Entre as principais estão as prestigiadas rotas de vinho da Bairrada e do Dão, os castelos e palácios históricos, o vasto patrimônio cultural, as aldeias tradicionais que parecem saídas de contos de fadas e uma gastronomia marcada por sabores genuínos — do leitão à Bairrada aos doces conventuais que preservam séculos de tradição, que garantiu à Coimbra a escolha como região europeia da gastronomia em 2023.

Para quem busca o segmento de luxo, a região reserva experiências exclusivas: jantares privados de alta gastronomia, degustações de vinhos e espumantes premiados, sessões de astroturismo e concertos intimistas de fado e música clássica em cenários de tirar o fôlego.

As belezas naturais também têm papel de destaque. A diversidade geográfica da região reúne praias, serras e complexos termais, ideais para quem deseja aliar descanso e bem-estar. Hotéis boutique cercados por natureza em lugares como Penacova, Pampilhosa da Serra e Serra do Açor vêm atraindo atenção internacional — foi ali, numa pequena aldeia escondida, que a banda Coldplay se hospedou após um show em Portugal.

Em 2024, Portugal recebeu mais de 31,6 milhões de visitantes, com mais de 1,08 milhões de brasileiros que têm uma permanência média de 19,8 noites, o que mostra o potencial desses viajantes em explorarem novos destinos no país, que tem vôos diretos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Belém, Florianópolis, Natal e Curitiba, recém anunciado pela TAP.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias