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quarta-feira, setembro 17, 2025
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CLIA divulga Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais

Dados de 2018 a 2024 demonstram avanços mensuráveis em diversas categorias, incluindo maior eficiência operacional e adoção de combustíveis alternativos

A Cruise Lines International Association (CLIA), principal voz da indústria global de cruzeiros, acaba de lançar seu Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais (ETP). O documento apresenta um perfil da frota de cruzeiros marítimos das companhias associadas e destaca as tecnologias ambientais em uso, representando mais de 90% do setor de cruzeiros.

O relatório deste ano mostra avanços contínuos e mensuráveis das companhias associadas à CLIA em sua ambiciosa agenda ambiental — desde testes e uso-piloto de biocombustíveis, investimentos em motores flexíveis até o uso crescente de combustíveis de baixa emissão e a maximização de medidas de eficiência energética.

“As companhias de cruzeiros são pioneiras e inovadoras em tecnologia marítima — exemplos incluem sistemas avançados de tratamento de efluentes, fornecimento de energia em terra, sistemas de lubrificação a ar e a mais nova geração de motores bicombustível — dos quais outros setores marítimos também se beneficiam”, disse Bud Darr, presidente e CEO da CLIA. “As companhias estão investindo dezenas de bilhões de dólares para construir a frota do futuro, incluindo mais de 80 novos navios encomendados em todo o mundo com essas e outras inovações. Essas encomendas representam passos concretos que ampliam significativamente a capacidade operacional e a eficiência da frota global coletiva de nossos membros”, acrescentou Darr.

Destaques do Relatório de Tecnologias e Práticas Ambientais 2025

Perfil da frota das associadas CLIA

  • Em agosto de 2025, 45 companhias de cruzeiros eram associadas à CLIA, representando 90% da capacidade oceânica global. Juntas, operam 310 navios e 637.847 leitos, em comparação a 303 navios e 645.034 leitos no ano anterior.

  • A maioria da frota (73%) é composta por navios pequenos e médios (<3.000 leitos). Até 2036, a proporção entre navios pequenos, médios e grandes deve se manter relativamente equilibrada.

Rumo às emissões líquidas zero e maior eficiência operacional

  • Navios multifuel: em 2018 havia apenas 1 navio com motores bicombustível. Hoje são 19, e a previsão é de 23 até o fim de 2025 (incluindo o primeiro com capacidade trifuel). Até 2036, 32 navios bicombustível devem ser entregues.

  • Adoção de combustíveis alternativos: já há navios preparados para operar com metanol e GNL, além de testes com biocombustíveis.

  • Energia elétrica em terra (OPS/SSE): em 2018, 55 navios tinham capacidade de se conectar à energia elétrica nos portos. Hoje, são 166 (58% da frota), com previsão de 273 até 2036. Atualmente, apenas 41 portos no mundo oferecem a infraestrutura, mas a tendência é de expansão, especialmente na Europa.

  • Redução de NOx com SCR: em 2018 eram 7 navios com sistema de Redução Catalítica Seletiva; em 2025 já são 81.

Água e efluentes

  • Produção de água doce a bordo: 279 navios (mais de 98% da frota) têm sistemas de dessalinização e outros processos que reduzem a dependência dos portos.

  • Tratamento avançado de efluentes (AWTS): 234 navios (82% da frota) já contam com esses sistemas, capazes de superar os requisitos da MARPOL Anexo IV. Mais de um terço atende aos padrões mais rigorosos do Mar Báltico. A previsão é de 273 navios até 2036.

Gestão de resíduos

  • Tecnologias avançadas de gestão: alguns navios já conseguem reciclar ou reaproveitar quase todo o resíduo gerado a bordo.

  • Sistemas de gaseificação de resíduos: presentes em 8 navios, transformam lixo em energia.

  • Digestores microbianos para resíduos alimentares: em 128 navios (45% da frota), reduzem significativamente o desperdício de alimentos — uma prática quase inexistente há cinco anos.

Sobre o relatório

O Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais da CLIA é publicado desde 2018 e apresenta as principais tecnologias ambientais em uso pelas companhias de cruzeiros associadas. Não é um levantamento exaustivo, mas um panorama das soluções que impulsionam o setor em direção às emissões líquidas zero até 2050.

Sobre a CLIA

A CLIA é a principal associação global de cruzeiros, representando mais de 90% da capacidade de passageiros em cruzeiros oceânicos. A entidade reúne as maiores companhias do mundo, além de portos, estaleiros, fornecedores e a maior rede de profissionais de viagens especializados em cruzeiros. Com sede em Washington, DC, tem escritórios regionais nas Américas, Europa e Australásia.

Mais informações: cruising.org | @CLIAGlobal (redes sociais)

CLIA Brasil: tais@agenciaguanabara.com.br

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