Comitiva percorreu principais destinos de cruzeiros entre maio e julho para alinhar planos de trabalho e de operação de cruzeiros
A CLIA Brasil acaba de concluir sua tradicional série de reuniões pós-temporada, fundamentais para promover avaliações, alinhamentos, identificar melhorias e planejar estratégias entre uma temporada de cruzeiros e outra.
Entre maio e o início de julho, o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, e representantes das companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros visitaram destinos da temporada 2024/2025, incluindo Santos, Ilhabela, Balneário Camboriú, Porto Belo, Itajaí, Maceió, Salvador, Rio de Janeiro e Angra dos Reis.
Esses encontros contaram com a participação de representantes da Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Capitania dos Portos, Praticagem, Guarda Portuária, forças de segurança estaduais e municipais, secretarias de turismo, receptivos locais, terminais de passageiros e demais órgãos envolvidos na operação dos cruzeiros. O objetivo foi debater o desempenho da temporada encerrada, além de levantar pontos de aprimoramento e oportunidades específicas de cada região.
Além da operação portuária, receptivo, segurança e logística, as reuniões também abordaram tendências e dados estratégicos da indústria, como o aumento das viagens multigeracionais, com quase um terço dos hóspedes viajando com três ou mais gerações da mesma família, o crescimento do número de cruzeiristas de primeira viagem (31% nos últimos dois anos), a ampliação da oferta de experiências, o planejamento antecipado das escalas, com mais de um ano de preparação, e os investimentos contínuos em tecnologias e combustíveis alternativos para uma indústria cada vez mais sustentável.
O impacto econômico das escalas é significativo: cada cruzeirista gera, em média, R$ 668,91 nas cidades de escala e R$ 877,01 nas cidades de embarque e desembarque, considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos. Esses valores movimentam pequenos e grandes negócios locais — do vendedor ambulante ao operador de passeios, do taxista ao hotel. É uma cadeia ampla de geração de renda e empregos.
“Essas reuniões são essenciais para garantir o diálogo contínuo entre todos os envolvidos na operação dos cruzeiros. Estar próximo dos destinos, conversar sobre as demandas de todos os lados e pensar em conjunto nos próximos passos fortalece a atuação de toda a cadeia. Os encontros pós-temporada são parte de uma agenda contínua da CLIA Brasil, que também realiza encontros pré-temporada com o mesmo objetivo: promover excelência operacional, fortalecer parcerias e gerar resultados importantes para os destinos e para a indústria de cruzeiros como um todo”, afirma Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.