Agora o Brasil possui nove patrimônios naturais reconhecidos pela instituição
No último domingo (13), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu mais um Patrimônio Mundial Natural no Brasil. O Cânion do Peruaçu, em Minas Gerais. O título foi dado com base em sua relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística. A Unidade de Conservação é uma importante atração turística do estado e atrai milhares de visitantes todos os anos.
O Cânion fica localizado no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, unidade de conservação criada em 1999, com uma área de 56.448 hectares. A decisão foi anunciada na 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris, na França.
O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego. Todas as visitas são com condução obrigatória. Em 2024, a unidade recebeu 14.600 visitas.
Lá os turistas vão poder se encantar com a Gruta do Janelão, a Trilha do Arco do André, as grutas Bonita, do Índio, Lapa do Boquête, Lapa dos Desenhos, Gruta do Rezar, Gruta do Caboclo e Gruta do Carlúcio. Vários dos atrativos contam com paredões com pinturas rupestres.
O título de Patrimônio Mundial é dado a lugares cuja relevância natural ou cultural ultrapassa fronteiras nacionais e tem importância para toda a humanidade. O novo título coloca o Brasil como um dos principais detentores de sítios naturais.
Além do Peruaçu, outros oito sítios naturais brasileiros já receberam o título da Unesco. Com o Cânion do Peruaçu, o país passa a ter 25 títulos de Patrimônio Mundial, sendo 15 culturais, 9 naturais e um misto.
REDETRILHAS – Fruto da articulação entre o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a RedeTrilhas vai além da simples definição de trilhas de longo curso. Ela conecta áreas de interesse turístico, cultural e ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável e o turismo responsável.
Como destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino, “a Rede permite que diversas atividades econômicas se desenvolvam e ganhem força, proporcionando novas experiências aos visitantes e mais oportunidades às comunidades locais. É mais um passo para transformar o enorme potencial do ecoturismo brasileiro em geração de emprego e renda.”
A RedeTrilhas convida você a redescobrir o Brasil por uma nova perspectiva: mais natural, mais consciente, mais conectada. Prepare-se para viver experiências inesquecíveis!