17.5 C
São Paulo
terça-feira, novembro 11, 2025
spot_img

Campinas é a 13ª cidade do Brasil com maior volume de reservas na hotelaria, segundo levantamento da Omnibees

Puxada pelos eventos de negócios, reversas tiveram alta de 8,5% no primeiro semestre de 2025

Campinas, 10 de novembro de 2025 – Campinas vem se consolidando a cada ano como um dos principais destinos de eventos de negócios do Brasil. No primeiro semestre de 2025, a cidade foi a 13ª colocada em reservas, com uma alta de 8,5% na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são da plataforma de reservas Ominbees, que divulgou um levantamento das cidades brasileiras com mais reservas em hotéis entre janeiro de junho.

A taxa de reservas na cidade de Campinas apresentou uma alta expressiva, pelos dados apurados. Ela foi nona em volume de crescimento em todo o país. Outro dado levantado pela plataforma, o faturamento total gerado pelas reservas, também apresentou número expressivo em Campinas, com alta de 27%.

No caso de Campinas, a alta nas reservas está diretamente ligada ao chamado de turismo de negócios e eventos corporativos, que vem em forte expansão ao longo de todo o ano de 2025. Em 2024, por exemplo, a cidade esteve entre os cinco destinos de eventos internacionais no país no ranking global da International Congress and Convention Association (ICCA).

Eduardo Porto, diretor de Marketing e Vendas da Rede Vitória Hotéis, reforça o bom momento que a hotelaria de Campinas e região vem sentindo em 2025. Com cinco unidades na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a rede superou as metas de crescimento previstas para o primeiro semestre de 2025, com aumento de 25% nos indicadores de ocupação e Ebita (geração de caixa operacional).

Grande parte do resultado do acumulado de janeiro e junho – comparado ao segundo semestre de 2024 -, acima do esperado, foi consequência do desempenho dos eventos corporativos realizados nas cidades de Campinas, Indaiatuba e Paulínia no período. A previsão da rede para o segundo semestre é de 5% de aumento.

O desempenho do primeiro semestre, tanto da rede como pelos números apresentados pela Omnibess, é decorrência do crescimento dos eventos corporativos. “Além de movimentar os espaços, os eventos também puxaram as hospedagens, área de Alimento & Bebidas (A&B) dos hotéis e os restaurantes com operações independentes”, acrescenta.

“A região de Campinas, além da locação de fácil acesso, infraestrutura e proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, concentra mais de 50 multinacionais e empresas brasileiras, grandes entidades de classes, universidades e centros de pesquisas, que trouxeram seus encontros de colaboradores e eventos corporativos para a região no primeiro semestre”, justifica Porto. “Essa combinação de fatores colocou a região em uma posição de destaque na atração de eventos nacionais (está entre as sete maiores) e já é a quinta em destino nacional de eventos internacionais”, explica.

Segundo ele, alguns setores tiveram destaque maior neste crescimento dos eventos corporativos, como o agronegócio, farmacêutico, tecnologia e de PET.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias