Estudo revela crescimento do interesse por essa modalidade; passeios pelas Cataratas do Iguaçu e pelo Rio Amazonas estão entre as principais atrações
Viajar pode ser uma experiência enriquecedora em diversos sentidos: conhecer novos lugares, pessoas e culinárias é uma das vantagens. Para os amantes das águas, o turismo náutico pode ser uma opção bastante interessante, principalmente porque este tipo de turismo oferece atividades variadas, como passeios de pedalinho, pesca esportiva e velejo em cataratas.
Além disso, abrange passeios em cruzeiros marítimos que dispõem de uma vasta gama de programações dentro do próprio barco, como piscinas, festas e spas relaxantes. Conhecer vários destinos em uma mesma viagem e, ainda, explorar a culinária típica das regiões litorâneas também são experiências que o turismo náutico pode proporcionar.
Alta no turismo náutico
Um levantamento conduzido pela agência de SEO Conversion revelou que as buscas no Google pelo termo “terminal turistico nautico” cresceram 28,57% entre julho de 2024 e junho de 2025, atingindo seu pico de buscas durante o mês de janeiro deste ano, período de alta temporada no país.
O termo faz referência a uma estrutura cada vez mais procurada por viajantes: o Terminal Turístico Náutico da Bahia, localizado em Salvador, que serve como ponto de embarque e desembarque para diversas atividades náuticas na Baía de Todos-os-Santos — a segunda maior baía do mundo.
Com infraestrutura moderna, o terminal facilita o acesso a passeios de escuna, catamarãs, lanchas e veleiros, além de integrar roteiros turísticos com ilhas próximas, como Itaparica, Frades e Morro de São Paulo. O aumento nas buscas reflete o crescente interesse por experiências ligadas ao mar, à natureza e ao turismo de lazer em regiões costeiras do Brasil.
Dicas para navegar pelo país
O Brasil é um país com grande extensão litoral e uma rica fauna marinha que abriga espécies como tartarugas, golfinhos e peixes variados. Por isso, o turismo náutico pode ser uma experiência única, mas, justamente por tamanha diversidade, escolher o destino certo pode ser um desafio. Pensando nisso, listamos algumas possibilidades.
-
Norte
O turismo náutico na região Norte é um dos mais deslumbrantes do Brasil, pois garante uma experiência imersiva no Rio Amazonas: o maior em volume hidrográfico do mundo. A navegação por este rio pode ser feita por meio de embarcações, barcos e canoas, e inclui o contato com a cultura e a biodiversidade do local.
Além disso, nesta região, é possível conhecer fenômenos naturais como o do encontro do Rio Negro com o Rio Solimões e desfrutar de paisagens únicas.
-
Nordeste
O turismo náutico no Nordeste é marcado pelas águas cristalinas de praias como Fernando de Noronha (PE), Jericoacoara (CE) e Maragogi (AL), que proporcionam aos viajantes atrativos deslumbrantes, como nado com golfinhos e mergulho nos recifes de corais. Ainda, caso deseje uma programação para além de experiências aquáticas, cidades históricas e repletas de atividades turísticas, como Salvador (BA), devem ser uma parada obrigatória.
-
Sul
As famosas Cataratas do Iguaçu, no Paraná, certamente, são o ponto alto do turismo náutico na região Sul. Constituídas por 275 quedas d’água – que podem chegar até a 80 m de altura – e localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, as cataratas são consideradas uma das sete maravilhas do mundo.
O passeio pode ser aproveitado em pontos de segurança, como pontes e estruturas que possibilitam a observação das quedas, ou por meio do barco Macuco Safari, que oferece aos viajantes a oportunidade de navegar pelas próprias cataratas. Esta segunda opção é ideal para as pessoas que gostam de aventura.
Além disso, praias como as de Balneário Camboriú e Florianópolis são ótimas opções para o turismo náutico, principalmente porque são referências em surf. Em regiões com grande variedade de atividades e pontos turísticos como estas, é interessante averiguar os benefícios do pacote de viagem, uma vez que geralmente incluem diversos passeios por preços mais em conta.
—