23.3 C
São Paulo
terça-feira, agosto 19, 2025
spot_img

Bumba-Meu-Boi é certificado como Patrimônio Cultural da Humanidade em festa no Maranhão

Quase seis anos após o Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, uma solenidade em São Luís selou a conquista com a entrega oficial do certificado da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), realizada nesta quinta-feira (14).

A cerimônia foi marcada por uma grande festa popular, com a presença da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, que entregou o documento ao governador Carlos Brandão. O governador destacou o aumento de 44% no turismo no estado, segundo o IBGE e enfatizou o objetivo de fortalecer e valorizar cada vez mais essa manifestação cultural.

Reconhecimento mundial

Para a representante da Unesco, o certificado é um reconhecimento internacional a uma das mais genuínas expressões populares do Brasil. Ela pontuou que o título valoriza a riqueza do Bumba-Meu-Boi em todos os seus aspectos, como os religiosos, históricos, culturais, além dos diferentes sotaques, mestres e brincantes.

O Bumba-Meu-Boi maranhense é o sexto bem brasileiro a entrar para a lista da Unesco. O reconhecimento reafirma a importância de preservar a singularidade cultural do Maranhão. A secretária de Turismo, Socorro Araújo, ressaltou que a celebração fortalece a cultura do estado, fazendo com que as pessoas se identifiquem com ela e a mantenham viva.

Profundamente enraizado no catolicismo popular, o Bumba-Meu-Boi envolve a devoção aos santos juninos: São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal. O presidente do Boi Brilho da Ilha, Claúdio Sampaio, reforçou que, com a certificação, a manifestação deixa de ser apenas um patrimônio dos maranhenses e se torna um patrimônio mundial.

O ato contou ainda com a presença do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Laudemar Aguiar, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias