Iniciativa convida o setor a imaginar o turismo de 2035 e construir uma visão coletiva de futuro
(São Paulo, 31 de outubro de 2025) A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a GKS Inteligência Territorial, com a condução técnica da professora e pesquisadora da USP, Mariana Aldrigui, lançam a pesquisa em parceria exclusiva com a Festuris: Reimaginando o Amanhã, um convite para que profissionais e estudantes do setor de turismo participem de uma reflexão coletiva sobre o futuro do setor.
O estudo busca identificar como o turismo é percebido e imaginado no horizonte de 2035, revelando quais cenários, caminhos, desafios e oportunidades se desenham a partir das visões de quem vive o turismo hoje. Todos os envolvidos com turismo podem participar, basta acessar este link e dedicar três minutos para as respostas.
“Trata-se de uma pesquisa de caráter perceptivo, um exercício de imaginação e percepção coletiva, que capta sentimentos, expectativas e narrativas sobre o futuro do turismo no Brasil e no mundo, e não uma projeção estatística”, explica Mariana Aldrigui.
Aberta a todos os profissionais e estudantes de turismo, a pesquisa é rápida e objetiva, podendo ser respondida diretamente pelo celular. Quanto mais pessoas responderem, mais interessantes serão os resultados, que serão compartilhados durante o Festuris 2025.
Para Cássio Garkalns, CEO da GKS Inteligência Territorial, “essa pesquisa é uma oportunidade de ouvir o setor e pessoas interessadas no assunto e construir coletivamente uma visão realista e inspiradora do futuro. O turismo do amanhã começa agora.”
“A BRAZTOA tem esse compromisso de acompanhar tendências e orientar os associados, e a realização desta pesquisa nos permite olhar o presente com mais atenção e compreender o que ele já nos sinaliza sobre o que está por vir”, afirma Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA.
A pesquisa ficará aberta entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro de 2025, e todos os profissionais do setor, em qualquer área, são convidados a responder e colaborar com a construção dos cenários para o futuro do turismo brasileiro.
Reiterando – a pesquisa está disponível em https://form.typeform.com/






