16.9 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 5, 2025
spot_img

Braztoa e Abeta levam o SEEDS ao Abeta Summit 2025

A Braztoa e a Abeta deram um passo importante na conexão e fortalecimento do turismo brasileiro ao levar o SEEDS – Semeando Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável no Turismo para a programação do Abeta Summit 2025. Essa parceria inédita reforça o compromisso das duas entidades em promover debates estratégicos, ampliar o olhar para temas urgentes e criar pontes entre diferentes segmentos do setor.

Criado pela Braztoa, o SEEDS é um ciclo de palestras e um espaço dinâmico de troca, reflexão e construção de soluções para um turismo mais responsável, inovador e sustentável. Ao integrar a programação do Abeta Summit, a iniciativa conecta-se diretamente ao ecoturismo, ao turismo de aventura e aos destinos anfitriões do evento, promovendo diálogos que inspiram mudanças e geram impacto positivo. Este ano, o encontro foi realizado em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, entre os dias 3 e 6 de setembro.

“Levar o SEEDS ao Abeta Summit é uma oportunidade de unir forças e ampliar o alcance de debates que realmente transformam o turismo. Ao reunir diferentes realidades, cases e aprendizados, conseguimos inspirar soluções que fortalecem destinos, empresas e comunidades, construindo um setor mais sustentável, resiliente e preparado para os desafios que virão — e para aqueles que já chegaram, impactando e mudando a forma como fazemos turismo”, comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.

“Para a Abeta, integrar o SEEDS à nossa programação é motivo de orgulho e entusiasmo. O turismo de aventura e o ecoturismo têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável do país, e iniciativas como essa ampliam a capacidade de diálogo e inovação. Estamos certos de que a união entre Braztoa e Abeta potencializa o impacto positivo do Summit, deixando um legado para destinos, profissionais e comunidades locais”, disse Fernanda Dornelles, vice-presidente da Abeta

No dia 4 de setembro, a Braztoa integrou a programação oficial do evento com dois painéis que abordaram temas-chave e atuais para a resiliência e a sustentabilidade dos destinos.

Em “Do Desastre à Recuperação – Lições de uma Crise para um Turismo Mais Resiliente”, Marina Figueiredo conduziu uma conversa sobre histórias e aprendizados de destinos brasileiros que enfrentaram crises de segurança, ambientais e climáticas — como Brumadinho, Capitólio e Gramado (RS) — e como transformaram desafios em caminhos de reconstrução e fortalecimento do turismo.

O painel contou com Daniele Teixeira, Analista Master de Sustentabilidade na Vale, que lidera iniciativas estratégicas voltadas à mediação de conflitos, desenvolvimento do turismo em áreas mineradas e marketing territorial, com foco em Brumadinho, e com Felipe Picinin, empreendedor em Capitólio desde 2019 à frente do restaurante Panorama e, a partir de 2025, do receptivo Vivet.

Diretor da Associação dos Empresários do Turismo de Capitólio (ASCATUR) desde 2024, Felipe atuou diretamente em 2022 no projeto Capitólio em Movimento, voltado à recuperação do destino. Além deles, Ricardo Reginato, Secretário de Turismo de Gramado, participou por vídeo, trazendo um relato sobre os impactos recentes, o processo de recuperação e o momento atual de Gramado e da Serra Gaúcha.

Já no painel “Repensando Ciclos e Impactos – Do Turismo de Veraneio ao Turismo do Ano Inteiro”,a executiva mediou a conversa com Bianca Colepicolo, Secretária de Turismo de Caraguatatuba/SP, e Guto Jones, Secretário de Turismo de Porto Seguro/BA. O debate trouxe reflexões atuais sobre como destinos tradicionalmente associados ao turismo de veraneio podem “virar a chave” da sazonalidade, diversificar sua atratividade e reduzir vulnerabilidades. A discussão destacou caminhos para que esses lugares se mantenham atrativos e sustentáveis ao longo de todo o ano, promovendo maior equilíbrio econômico, ambiental, social e territorial para os destinos, os viajantes e as comunidades locais.

Além do SEEDS, a parceria também envolveu a participação de um grupo de oito operadores associados da Braztoa em um famtrip pelo Litoral Norte de São Paulo, realizado entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. O roteiro passou por Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba, com visitas técnicas e atividades que permitiram vivenciar o potencial turístico da região. A ação foi finalizada com um Encontro de Negócios no Abeta Summit, promovendo conexão direta entre operadores Braztoa e empresários locais, ampliando oportunidades comerciais e fortalecendo o desenvolvimento regional.

Com essa parceria, Braztoa e Abeta reafirmam seu papel de liderança e cooperação no turismo brasileiro. Mais do que promover debates, as entidades unem forças para transformar reflexões em práticas, fortalecer destinos e apoiar comunidades. O SEEDS no Abeta Summit mostrou que quando o setor atua de forma colaborativa, é possível ampliar horizontes, gerar impactos positivos e preparar o turismo brasileiro para ser, cada vez mais, um motor de desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias