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sábado, maio 31, 2025
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Braztoa anuncia a reeleição de Fabiano Camargo para a presidência, com novo Conselho de Administração

Gestão 2025/2026 terá duração de 1 ano e meio e seguirá com foco em continuidade, pluralidade e alinhamento estratégico com o calendário político nacional

Após Assembleia Geral Ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 27 de maio, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) apresenta o Conselho de Administração para a gestão 2025/2026, que mantém Fabiano Camargo, da CT Operadora, como presidente. 

Com mais de 20 anos de experiência no turismo, Fabiano lidera o Conselho pelo segundo mandato consecutivo. Graduado em Direito e especializado em Administração e Marketing pela FGV, é sócio-diretor da CT Operadora e já atuou em diferentes frentes da entidade, incluindo a liderança do grupo de trabalho de Tributação e Legislação.

A nova gestão tem como foco a continuidade de um trabalho colaborativo e estratégico, que posicionou a Braztoa como atuante em pautas essenciais para o turismo nacional. Fabiano Camargo trabalhará ao lado dos vice-presidentes Claudio Ferrete (R11 Travel), Estela Farina (Norwegian Cruise Line), Marco Aurélio Di Ruzze (BRT Operadora) e, como novidade, Ronnie Correa (Abreu), que assume o posto antes ocupado por Marcelo Andrade (Transmundi).

“A Braztoa esteve na linha de frente em diversas pautas nos últimos anos: defendendo um PERSE funcional e alinhado com as reais necessidades do setor, acompanhando de perto a tramitação da Reforma Tributária, articulando pela aprovação da nova Lei Geral do Turismo, entre outras. Essa atuação consistente é fruto de uma gestão comprometida e integrada com os rumos do país — e é isso que queremos manter e fortalecer nesta nova fase”, afirma Fabiano Camargo, presidente do Conselho de Administração da Braztoa.

Os membros do novo Conselho refletem a diversidade e a pluralidade das associadas Braztoa, com diferentes perfis e expertises, promovendo uma gestão que representa, de forma abrangente, o setor de turismo operado no Brasil.

Outro ponto importante desta eleição é o novo período de vigência do mandato. A gestão 2025/2026 terá duração de um ano e meio, encerrando-se em dezembro de 2026 — e não mais em maio de 2027, como tradicionalmente ocorria. A partir de então, os mandatos voltarão a ter duração de dois anos.

“A proposta de ajustar o ciclo de mandato do Conselho visa garantir um melhor alinhamento com o calendário político do país. Queremos que as novas gestões da Braztoa comecem em sintonia com os mandatos do Executivo e do Legislativo eleitos, fortalecendo o diálogo institucional e ampliando nosso poder de articulação e influência”, explica Fabiano Camargo.

Ao longo dos últimos anos, a Braztoa consolidou programas e iniciativas que seguirão como prioridade, como o desenvolvimento de estudos e pesquisas de inteligência, os eventos de capacitação, o mapeamento de tendências, a defesa institucional dos interesses dos operadores associados, e a produção do Anuário Braztoa, referência no setor desde 2011.

Informações à imprensa – Agência Guanabara

Taís Santos – tais@agenciaguanabara.com.br  – 11.98066-7705 (WhatsApp)

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br

Sobre Braztoa

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais. Em 2023, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 19,24 bilhões e embarcaram 11,8 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. 

Ao longo desses 35 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.

Em 2024, passou a ser uma entidade carbono neutro, comprometendo-se a mensurar todas as suas atividades e operações, empenhando-se na redução das emissões sempre que possível e compensando aquelas que não podem ser eliminadas. Essa conquista consolida sua posição de liderança em práticas sustentáveis no setor de turismo.

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