22.3 C
São Paulo
sexta-feira, outubro 24, 2025
spot_img

Brasileiro escolhe ônibus em vez de avião: economia, conforto, segurança ditam a nova preferência de viagem

Com o final de ano se aproximando e muitos feriados, o aumento dos preços das passagens aéreas vem redefinindo a escolha dos brasileiros na hora de viajar a lazer. O transporte rodoviário, antes visto apenas como alternativa de menor custo, ganha centralidade e se consolida como opção preferida de milhões de passageiros. Mais do que economia, fatores como conforto, conveniência e segurança têm se tornado decisivos. Em um cenário de expansão do turismo doméstico — 59 milhões de brasileiros viajaram no verão 2025, movimentando R$ 148,3 bilhões —, o ônibus se afirma como símbolo de democratização do lazer e experiência de qualidade acessível a diferentes perfis sociais.

  • Liderança no Turismo de lazer: Segundo o Ministério do Turismo, para as férias de 2025, 28% dos brasileiros optaram pelo ônibus, superando o avião (27%). O carro próprio ainda lidera (40%), mas o dado reforça a função do ônibus como facilitador de acesso ao turismo. Praias (54%) e natureza (41%) despontam como destinos preferidos. O conforto, por sua vez, cresce em importância: o Anuário Estatístico da ANTT 2023 registrou alta de até 21% na escolha por categorias semileito, leito e cama.
  • Liderança no Turismo de lazer: Segundo o Ministério do Turismo, para as férias de 2025, 28% dos brasileiros optaram pelo ônibus, superando o avião (27%). O carro próprio ainda lidera (40%), mas o dado reforça a função do ônibus como facilitador de acesso ao turismo. O conforto, por sua vez, cresce em importância: o Anuário Estatístico da ANTT 2023 registrou alta de até 21% na escolha por categorias semileito, leito e cama.
  • O novo perfil do viajante: A pesquisa Brand Tracking, da FlixBus, mostra que embora o preço das viagens rodoviárias ainda seja relevante para 65% dos passageiros, conforto (52%) e segurança (41%) já têm peso decisivo. Entre os jovens, prevalece o critério econômico; adultos e famílias priorizam bem-estar. Independentemente da classe social, o custo-benefício orienta escolhas. Além disso, 41% viajam para visitar familiares e 72% associam viagens a celebrações, reforçando o papel afetivo do transporte.
  • Essa valorização do conforto reflete um aspecto cultural do consumidor brasileiro, que busca por uma experiência de viagem de qualidade, independentemente da classe social ou do poder aquisitivo. Segundo o Anuário Estatístico ANTT 2023, 11,8% optaram por categorias leito e cama e 26,6% por semileito, com aumentos de até 21% em relação ao ano anterior, evidenciando a demanda por serviços mais confortáveis.

Ônibus x Avião 

  • Custo e conveniência: A diferença de preços é expressiva. São Paulo–Rio de Janeiro custa em média R$ 59,90 de ônibus semileito, contra R$ 400 de avião. Na rota São Paulo–Maceió, a passagem de ônibus leito gira em torno de R$ 400, frente a R$ 1.600 no aéreo. Em um contexto no qual 52% reduziram a frequência de viagens por falta de dinheiro (dados FlixBus), o ônibus é uma alternativa essencial para as pessoas que precisam viajar, seja qual for a motivação da viagem. Menos tempo e dinheiro com deslocamento: Enquanto os aeroportos costumam ser distantes e exigem antecedência para check-in e embarque, os terminais rodoviários têm localização mais central nas cidades, e muitas vezes mais conectados ao transporte público, facilitando a vida do viajante. Para ir do centro de São Paulo até a Rodoviária do Tietê, por exemplo, um Uber custa em média entre R$ 19,90 e R$ 30, com a facilidade adicional de diversas opções de metrô, com preços de passagens a R$ 5,40. Já para o Aeroporto de Congonhas, o valor do Uber começa em R$ 40, podendo chegar a R$ 90, e sem a conveniência de uma conexão direta com o metrô. (*Pesquisa feita no dia 29/09 para viagens em outubro de 2025 nos sites da Decolar e FlixBus)
  • Inovação e tendências: A digitalização das compras, integração por apps e por WhatsApp transformam a experiência de compra. Categorias premium, Wi-Fi, entradas USB e assentos mais espaçosos tornam a viagem produtiva e confortável.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias