Localidades de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná estão entre as mais bem avaliadas pela Rede Iberoamericana Proplayas. Ministério do Turismo atua para ampliar iniciativas sustentáveis no país
O ranking de melhores praias elaborado pela Rede Iberoamericana Proplayas, juntamente com o Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas), que colocou a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA) na liderança também identificou outras localidades brasileiras.
Das 200 praias avaliadas, 44 são nacionais, com destaque para Santa Catarina (17 praias), Rio de Janeiro (12) e Bahia (11). Rio Grande do Sul e Paraná parecem igualmente na classificação, com 3 e 1 praia, respectivamente.
O ranking utilizou indicadores ecológicos, sociais, culturais e econômicos, contemplando atributos como exemplo de balneabilidade, biodiversidade, acessibilidade, segurança, infraestrutura, resiliência climática e serviços ecossistêmicos.
O estado da Bahia ganhou atenção especial por ser considerado o maior litoral do país. Diversas áreas “demonstraram alto desempenho em aspectos como atratividade paisagística, oferta de serviços e presença de infraestrutura turística”, cita trecho do documento das entidades.
Veja abaixo quais foram as praias brasileiras selecionadas:
|
VISIBILIDADE – A fim de promover mais exemplos como as praias brasileiras, o Ministério do Turismo abriu seleção pública para que iniciativas de sustentabilidade de todo o país sejam apresentadas no Salão Nacional do Turismo 2025. Os projetos escolhidos, de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, serão beneficiados no Espaço de Sustentabilidade do evento, que será realizado no mês de agosto, em São Paulo (SP).
A chamada busca identificar e dar visibilidade a 10 ações e projetos voltados à sustentabilidade, à responsabilidade e à transformação positiva no segmento turístico, especialmente aqueles alinhados com a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas. As inscrições no processo seletivo inscrições abertas até 28 de julho, por meio do endereço eletrônico Link