Evento realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e pela TurisRio reforça interiorização das políticas do setor e celebra a força cultural e econômica do interior fluminense
A cidade de Bom Jardim tornou-se o centro das atenções do setor turístico fluminense na manhã desta sexta-feira (3 de outubro), com a abertura da ExpoRio Turismo Caminhos da Serra, realizada no auditório do Complexo Cultural da cidade. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, leva o formato de sucesso da capital para o interior com destaque para a assinatura de um importante Termo de Cooperação Técnica para o fomento do artesanato e do turismo rural.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, foi o principal orador, utilizando a ocasião para anunciar números expressivos e reforçar o compromisso do Governo do Estado com as regiões:
“O Rio de Janeiro está a caminho de ultrapassar os recordes de visitantes estrangeiros. O estado recebeu 1.474.934 visitantes internacionais até agosto de 2025, representando um crescimento de 53% e atingindo 96% de todo o fluxo de 2024 em apenas oito meses. A projeção para o final de 2025 é que o número total de turistas vindos de fora do país ultrapasse 2 milhões”, destacou.
O Programa Estadual do Artesanato, também foi destaque, tirando o Rio de Janeiro do 13º para o 3º lugar no ranking nacional. Em sua fala, o secretário Gustavo Tutuca resumiu a importância da ação para as cidades do interior, como Bom Jardim:
“Quando a gente chega aqui em Bom Jardim, Região do Caminhos da Serra, e realiza um evento… nós estamos fazendo um evento aqui da mesma qualidade que a gente entrega lá na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A mesma equipe que fez a montagem, o mesmo formato, a mesma dignidade que a gente dá para o artesão e para os produtores rurais”, explicou.
Tutuca celebrou ainda a implementação do Tax Free no Rio de Janeiro, que é o primeiro estado do Brasil a adotar. A medida, que permite o reembolso do ICMS a turistas estrangeiros, tem potencial para dobrar o valor gasto por visitantes no estado, com um impacto anual superior a R$ 2 bilhões na economia fluminense. O secretário ressaltou ainda que a decisão de levar a ExpoRio Turismo para as regiões, em um formato de mesma qualidade daquele realizado na capital, reforça “o investimento na interiorização do turismo e das boas experiências para os turistas”.
Os prefeitos da região também se manifestaram, celebrando a atenção do estado. O Prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, anfitrião do evento, expressou sua satisfação:
“É uma alegria enorme poder estar com vocês aqui. Vocês nem imaginam o que nós trilhamos para chegar nesse dia, quantos anos a gente vem brigando na vida pública para dar a Bom Jardim um espaço como esse”. Ele fez questão de agradecer a parceria do Governador Cláudio Castro e do secretário Gustavo Tutuca.
A Prefeita de Cantagalo, Emanuela Teixeira, também reforçou a importância do evento, especialmente no dia em que seu município celebrava 211 anos. “O interior é reconhecido pelo Governo do Estado. O trabalho que o governador tem feito no interior, eu nunca vi,” afirmou, destacando as áreas de Turismo, Cultura e Agricultura.
Termo de Cooperação Técnica fortalece artesãos e produtores rurais
O ponto alto da manhã foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Artesanato e do Programa de Turismo Rural do Rio de Janeiro. Este instrumento visa fortalecer a organização, capacitação e promoção dos produtores e artesãos locais, transformando o potencial cultural e rural das cidades em produtos turísticos consolidados.
A assinatura do Termo reflete a prioridade em qualificar a produção dando dignidade ao artesão e ao produtor rural. O número de artesãos contemplados já atingiu 24.320 em 100% dos municípios fluminenses. Promover o desenvolvimento regional, integrando o artesanato e o agronegócio ao calendário de eventos (que já soma 135 eventos patrocinados em 2025, atendendo a 61 municípios).
A ExpoRio Turismo Caminhos da Serra é um evento de três dias de discussão que continua com painéis de debate, apresentações culturais e exposição de produtos da região Caminhos da Serra, com o objetivo de estruturar o destino para torná-lo um protagonista no turismo fluminense.
Shows de grandes nomes da música brasileira
A celebração do turismo e da cultura regional se estende para as noites da ExpoRio Turismo Caminhos da Serra com uma programação musical de peso. Após os debates e a exposição dos produtos locais, o público poderá conferir grandes shows no Complexo Cultural de Bom Jardim. A noite de abertura, 3 de outubro, será encerrada com o samba de Diogo Nogueira (23h). No dia 4, o palco recebe o talento sertanejo de Bruna Viola (23h). Encerrando o evento em 5 de outubro, o cantor e ator Thiago Martins se apresenta às 22h.
Participaram da solenidade de abertura o subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, a prefeita de Cantagalo, Emanuela Teixeira, o vice-prefeito de Bom Jardim, Ronaldo Azevedo, o prefeito de Bom Jardim Affonso Monnerat, o prefeito de Cordeiro, Leonan Lopes Melhorance, o prefeito de Duas Barras, Armando Rosemberto, prefeito de Carmo, Samuel Romão, secretário de Desenvolvimento do Interior, Jair Bittencourt e o subsecretário de Estado de Eventos, Marcelo Monfort.