Hub Logístico Multimodal movimenta cargas do setor que podem chegar a 75 toneladas; em 2024 foram mais 4 mil operações ligadas à mineração
Belo Horizonte, maio de 2025 – No dia 7 de maio, data em que se comemora o Dia da Mineração, o BH Airport celebra sua conexão com um dos setores mais relevantes e tradicionais da economia mineira. Berço da mineração no país, Minas Gerais abriga grandes operações do setor e demanda uma estrutura robusta de transporte e logística. Nesse contexto, o terminal internacional mineiro se destaca, desempenhando um papel fundamental na cadeia de abastecimento da indústria.
Especializado no recebimento, deslacre, armazenamento e nacionalização de cargas, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport tem infraestrutura e atendimento preparados para as exigências do setor. Em 2024, mais de 2,2 milhões de quilos em cargas ligadas à mineração foram movimentados no terminal, em 4.136 processos logísticos, o que representa um crescimento de 50% em relação a 2023.
Entre os produtos transportados estão desde peças pequenas, como parafusos, pistões e hastes para perfuratriz de rocha, até maquinários de grande porte, utilizados em operações de mineração superficial e subterrânea, que podem chegar a 75 toneladas.
Os principais países de origem dessas cargas são os Estados Unidos, Irlanda e Suécia, e os materiais seguem por diferentes modais para regiões com forte atividade mineral. Embora o modal marítimo seja o mais utilizado pelo setor, o BH Airport oferece soluções integradas que conectam aéreo, rodoviário e marítimo, com atenção às demandas específicas de cada cliente. O resultado é uma operação logística robusta, alinhada às exigências da mineração moderna.
O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, destaca que a presença do Hub como uma estrutura logística especializada contribui para o fortalecimento da cadeia mineral no estado. “O BH Airport é um hub logístico com DNA mineiro. Nossa proximidade com os principais polos de mineração, combinada à nossa infraestrutura e equipe especializada, permite que sejamos um parceiro estratégico para o desenvolvimento do setor e, por consequência, para a economia do estado e do país”, afirma.
O Hub Logístico Multimodal do BH Airport é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.