Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park, participa de painel sobre uso consciente da água no evento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
O Beach Park participará do evento Conexão ODS, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Rio Grande do Norte, reunindo especialistas, empresas e instituições comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Representando o destino turístico, Raissa Bisol, Gerente de Sustentabilidade do Beach Park, será uma das painelistas no sábado, 9 de agosto, participando da discussão “Água como bem finito – Como estabelecer uma relação consciente e responsável com a água e o desafio do acesso universal”. O painel propõe um debate sobre o uso responsável dos recursos hídricos e o papel das organizações no enfrentamento da crise hídrica.
“O mundo está cada vez mais voltado para as práticas de ESG, e essa tendência só tende a crescer. Esse movimento é impulsionado pela crescente demanda dos consumidores por responsabilidade e sustentabilidade. O público está mais consciente e exigente, optando por marcas alinhadas a esses valores. O compromisso com questões socioambientais deixou de ser um diferencial para se tornar uma expectativa de mercado. Temos plena convicção de que as práticas de ESG são um dos principais fatores que fazem do Beach Park uma empresa tão querida pelo público”, destaca Raissa.
O Conexão ODS é um evento dedicado ao debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Com foco em questões sociais, ambientais e de governança, o encontro busca engajar lideranças empresariais na transição para um futuro mais justo para todas as pessoas, incentivando a adoção de práticas sustentáveis em suas operações.
Compromisso com o Pacto Global da ONU
Desde 2023, o Beach Park é signatário do Pacto Global da ONU, iniciativa que engaja o setor privado na adoção de 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A adesão reflete o alinhamento da empresa com os ODS e fortalece seu engajamento com práticas sustentáveis.
Um dos principais exemplos dessa atuação é a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Beach Park, que trata e reaproveita parte significativa da água utilizada no complexo. A iniciativa está alinhada ao ODS 6 – Água Potável e Saneamento, que busca garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água para todos.
Em 2024, a empresa tratou mais de 244 mil m³ de efluentes, reutilizando aproximadamente 30% desse volume, em 2025 tivemos uma ampliação do reuso atingindo a marca de 100% de reuso na irrigação das áreas verdes, o Beach Park conta com uma equipe dedicada à análise e monitoramento diário do consumo de água.
Ações integradas ao Movimento +Água
Outra importante iniciativa é a adesão ao Movimento +Água, realizada em março de 2024. O movimento tem como objetivo acelerar a universalização do saneamento e promover a segurança hídrica no país, com uma meta coletiva de impactar positivamente a vida de mais de 100 milhões de pessoas.
Como parte de sua atuação no tema, o Beach Park também passou a integrar, em 2024, o Comitê de Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza, órgão colegiado que reúne representantes do poder público, sociedade civil e setor privado para discutir e deliberar sobre políticas de uso da água na região. Desde 2020, a empresa também participa do Conselho Gestor da APA do Rio Pacoti, reforçando sua atuação na preservação ambiental local.
O Movimento +Água é uma das oito frentes estratégicas do Pacto Global da ONU no Brasil, voltadas a acelerar o cumprimento da Agenda 2030. A iniciativa busca mobilizar o setor privado em ações concretas para garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, assegurando o bem-estar das populações, o funcionamento das atividades econômicas e a conservação dos ecossistemas.