A Bahia avançou 10 posições no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Em 2023, a capital baiana era a 16ª colocada na lista de cidades que sediaram encontros corporativos de grande porte no Brasil. Em 2024, Salvador subiu para a 6ª posição e ocupa o primeiro lugar no Nordeste. Para ampliar ainda mais a atração de eventos, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou, nesta semana, da IMEX Frankfurt, a maior feira especializada em turismo de negócios, realizada na Alemanha, onde divulgou destinos e equipamentos voltados para o segmento.
Mais de três mil expositores de 150 países participaram da feira, onde a equipe da Setur-BA marcou presença no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), sendo procurada, inclusive, por empresas de mercados não tradicionais, como Dinamarca, México e Colômbia, interessadas em realizar eventos em território baiano. Além da conectividade aérea e da infraestrutura adequada para receber congressos e convenções, o estado também apresentou diferenciais como as belezas naturais, a diversidade cultural e a hospitalidade do seu povo.
“A posição alcançada pela Bahia no ranking da ICCA é a prova do empenho do Governo do Estado na promoção voltada para a atração de eventos nacionais e internacionais, estando presente nas feiras que reúnem os principais players desse mercado, como a IMEX”, disse o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho. Outra frente de atuação do órgão é a parceria com as entidades de classe, como os conselhos e federações.
Este ano, a Setur-BA já apoiou 12 grandes eventos, gerando movimentação turística e econômica. A ocupação hoteleira é um dos índices que comprovam a importância do turismo de negócios como estratégia de combate à sazonalidade. No mês de abril, considerado baixa estação, a taxa de ocupação dos meios de hospedagem de Salvador aumentou 10%, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando ao índice recorde de 64,5%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (Abih-BA).