20.9 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 22, 2025
spot_img

Azul e TETO Brasil aceleram obras do 2º centro comunitário em Porto Alegre

Depois do espaço construído no Quilombo dos Machado, no bairro Sarandi, agora será a vez da comunidade da Vila Nazaré, também na zona norte, contar com um ponto de apoio para seus compromissos e atividades sociais

São Paulo, 22 de outubro de 2025 – A Azul, maior companhia em número de voos e destinos atendidos no país, e a TETO Brasil, organização que se dedica ao combate da pobreza, por meio da construção de moradias e soluções de infraestrutura nas favelas mais vulneráveis do país, mobilizaram seus voluntários, mais uma vez neste ano, para a construção de um segundo centro comunitário na zona norte, em Porto Alegre (RS).

Desta vez, a comunidade beneficiada será Vila Nazaré, localizada ao lado da pista de pouso/decolagem do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no bairro Sarandi. No local, cerca de 100 famílias, que sofreram com as enchentes de 2024, ainda mantêm uma associação de moradores engajada com ações voltadas às crianças, aos jovens e ao empreendedorismo local – mesmo vivendo em condições precárias de moradia, sem infraestruturas básicas de saneamento ou pavimentação das vias.

O objetivo é oferecer um espaço que possa ter diferentes usos para apoiar a rotina que já acontece na comunidade ou que deixaram de acontecer por conta das enchentes, como ponto de apoio para receber doações e distribuição de sopa, para encontros e reuniões que interessem a todos, para aulas e cursos – de balé a educação básica pelo projeto EJA, como cozinha comunitária e até como consultório.

 

A construção de um centro comunitário para Vila Nazaré é uma forma de apoiar a liderança comunitária que se empenha em levar informações, orientações, conhecimentos ou mesmo lazer para a comunidade e, assim, colaborar para que essas famílias se fortaleçam e estejam mais preparadas para se reerguerem. Temos uma história de muito sucesso com o Rio Grande do Sul. Porto Alegre, aliás, foi o destino do primeiro voo da história da Azul. Temos orgulho de poder investir em iniciativas que, direta ou indiretamente, colaborem para o desenvolvimento econômico e sociocultural gaúcho”, explica Antonio Dibai, diretor de Pessoas da Azul.

As obras do centro comunitário de Vila Nazaré já estão em andamento e, agora, começa a fase de pintura e reparos até a inauguração, prevista para novembro. O projeto – que envolveu a construção de dois centros e entrega de mobiliário – primeiro no Quilombo dos Machado, inaugurado em julho, e agora este na mesma região da Grande Sarandi, recebeu investimentos do Fundo Social de Apoio Humanitário, criado pela companhia aérea junto à Associação Voar como resposta às enchentes de 2024. O valor total investido na construção dos centros foi de R$ 340 mil.

Ambas as comunidades foram selecionadas pela TETO Brasil, após a aplicação de um processo de diagnóstico comunitário que inclui mutirões de visitas e aplicação de censos que traçam o perfil e o estágio de vulnerabilização do território.

A TETO é responsável por todas as fases do processo construtivo, desde o mapeamento e diagnóstico das comunidades até a mobilização de moradores e voluntários e a execução das construções emergenciais. Como explica Danilo Resendes, coordenador social da operação emergencial da TETO no Rio Grande do Sul, “o processo de diagnóstico comunitário, que inclui a escuta dos moradores e a definição das demandas que são mais urgentes e trarão maior impacto, é essencial para o sucesso das construções da TETO. O centro comunitário não será construído apenas porque TETO ou Azul acham importante, mas porque juntas e juntos, entendemos com a comunidade que essa era a solução mais efetiva“.
No caso da Vila Nazaré, de acordo com os estudos feitos pela TETO, o centro será essencial para recolocar esta comunidade no mapa, acabar com a marginalização e o estigma de local que favorece a criminalização, além de fortalecer sua luta por urbanização e acesso a serviços públicos.

Há quase 20 anos a TETO assumiu o compromisso de atender comunidades que vivem em emergência habitacional. Essa segunda entrega aqui no Rio Grande do Sul, é um importante marco e a prova de que seguimos fiéis à nossa missão“, conclui Danilo.

Sobre a Azul

Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos. Com uma frota operacional de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 250 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações, acesse o site da Azul.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias