Companhia aérea amplia presença no estado, com destaque para voos partindo de Belém com destino a Santarém, Campinas, Confins e Fort Lauderdale
São Paulo, 24 de julho de 2025 – A Azul, principal companhia aérea do Brasil em número de voos diários e cidades atendidas no país, transportou 772.235 Clientes partindo do estado do Pará no primeiro semestre de 2025, crescimento de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram 45.544 passageiros a mais embarcando em voos domésticos e internacionais da companhia a partir de aeroportos paraenses.
As rotas com maior volume de embarques no período foram Belém–Santarém, Belém–Campinas e Belém–Confins, confirmando a capital como principal ponto de origem de voos da Azul na região. No mercado internacional, Belém é atendida com voos diretos para Fort Lauderdale, na Flórida, operação que vem apresentando resultados positivos e desempenho consistente. Essa é uma rota estratégica para a Azul na região Norte, conectando o Pará aos Estados Unidos com uma operação robusta e eficiente.
Com operações em 14 cidades paraenses, a Azul mantém uma média de 1.100 voos por mês no estado, com mais de 150 mil assentos ofertados mensalmente, fortalecendo sua atuação na região Norte e sua conectividade com o restante do país e com o exterior.
“A Azul vem otimizando sua malha para atender às necessidades dos nossos Clientes e também fazer uso eficiente da frota, sempre focada no seu compromisso de ampliar sua conectividade e estimular a regionalidade, presente no DNA da companhia. O crescimento expressivo de Clientes a bordo de nossas aeronaves mostra que estamos no caminho certo, unindo a qualidade do serviço da Azul com a eficiência operacional”, afirma Abhi Shah, presidente da Azul.
Azul supera marca de 15,6 milhões de Clientes transportados no Brasil no semestre
Em nível nacional, a Azul transportou 15,68 milhões de Clientes entre janeiro e junho de 2025, crescimento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número representa um acréscimo de 1,22 milhão de Clientes, impulsionado por uma malha mais eficiente e otimizada. A companhia operou cerca de 155 mil voos no semestre, com aumento de 6,5% na oferta de assentos.
Somente em junho, foram 2,65 milhões de passageiros embarcados, sendo 2,52 milhões em voos domésticos e 129 mil em internacionais.
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos. Com uma frota operacional de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 250 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações, acesse o site da Azul.