A tendência é que a busca pela China cresça ainda mais, especialmente depois do fim da exigência de visto para brasileiros
Viajar para o outro lado do mundo pode parecer um desafio para quem tem receio do choque cultural, do idioma e até da logística em países tão diferentes do Brasil. É exatamente nesse cenário que os roteiros acompanhados da Europamundo se tornam a melhor escolha para quem sonha conhecer a Ásia, mas busca segurança, conforto e praticidade — sem abrir mão de vivências culturais autênticas.
Clayton Araújo, foto divulgação.
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“Nossos roteiros oferecem todo o suporte desde o momento em que o passageiro desembarca no aeroporto. Ele sabe que terá traslados garantidos, acompanhamento de guia durante todo o trajeto, hospedagens selecionadas e uma programação pensada para que a experiência seja rica, segura e confortável. Isso faz toda a diferença, especialmente em destinos tão distantes e com culturas tão diferentes”, explica Clayton Araújo, gerente Comercial da Europamundo para o Brasil.
O crescimento da procura pela Ásia vem confirmando esse investimento. De 2023 para 2024, as vendas de roteiros da Europamundo para destinos asiáticos praticamente dobraram, passando de 4,2% para 7,5% do volume total. E a previsão é que cheguem a mais de 10% ainda em 2025. Além de números robustos, a expansão reflete uma mudança clara na forma como os viajantes querem explorar o mundo. “O viajante não quer mais só ver o destino, ele quer viver o destino. E a Ásia é perfeita para isso. É uma imersão cultural que muda a nossa visão de mundo”, complementa Clayton.
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Com uma oferta que soma 449 roteiros no continente asiático, a maior do mercado na atualidade, a Europamundo oferece muito mais do que visitas aos pontos turísticos tradicionais. A proposta é viver a cultura local de maneira genuína, com circuitos que combinam grandes ícones do continente – como a Muralha da China, o bairro das gueixas em Kyoto e a troca da guarda em Seul – com experiências que fogem do óbvio e aproximam o viajante da essência de cada país.
O diferencial é oferecer roteiros que vão além do básico, com visitas a vilarejos que quase nenhum turista conhece, proporcionando experiências como cerimônias do chá no Japão, pescarias tradicionais na China, meditações em templos budistas, degustações em plantações de arroz na Coreia do Sul e até hospedagens em ryokans, pousadas típicas japonesas, com banhos termais e rituais locais.
“Visitar a Muralha da China, por exemplo, é algo que está na lista de qualquer viajante, mas a maioria das pessoas acaba conhecendo trechos mais turísticos e repletos de visitantes. Nos nossos roteiros, levamos os grupos a uma região mais isolada, onde é possível contemplar a grandiosidade desse monumento com mais conexão e sem grandes multidões”, defende Clayton. Na Coreia do Sul, um dos momentos mais marcantes é a visita a uma plantação de arroz e a degustação dentro de um gomo de bambu, como manda a tradição local.
Derrubando a barreira do idioma
As operações seguem o mesmo padrão da Europamundo, com roteiros que oferecm saídas garantidas a partir de dois passageiros — algo raro no mercado — e incluem praticamente tudo: hospedagens, traslados, cafés da manhã, entradas e ingressos para atrações e, em média, uma refeição por dia. “É o conceito que chamamos de ‘quase tudo incluído’ e que dispensa o passageiro de preocupações, permitindo que ele aproveite melhor a viagem”, explica.
Não é necessário entende japonês, mandarim ou coreano, já que a maior parte das saídas é feita em espanhol, com opções em português especialmente no Japão. “Mesmo nas saídas em espanhol, o idioma é muito próximo do português, e nossos guias são altamente treinados para receber brasileiros”, complementa. Além disso, o passageiro tem a segurança de estar acompanhado de um guia Europamundo durante todo o trajeto e por guias locais em várias cidades, algo extremamente importante para quem viaja sozinho e não quer se preocupar com detalhes logísticos.
Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, Clayton destaca o Japão e a Tailândia que, muitas vezes são combinados com outras regiões como China, Vietnã, Coreia do Sul, Índia ou Nepal. “Viajar para a Ásia é atravessar fronteiras culturais, experimentar sabores, tradições e formas de viver que transformam quem se permite olhar o mundo de outro jeito. A Europamundo torna essa jornada mais acessível, confortável e segura, sem abrir mão da autenticidade para que cruzar o planeta não seja sinônimo de desafios, mas de descobertas”, finaliza Clayton Araújo.
Sobre a Europamundo Vacaciones
Criada há mais de 25 anos, a Europamundo Vacaciones (EMV) é líder em circuitos rodoviários pela Europa e detentora de roteiros exclusivos em inúmeros outros países, entre eles os quais estão Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Índia, Japão, Turquia, Egito, Jordânia, Marrocos, Israel e Arábia Saudita.
Com sede em Madri, na Espanha, onde tem 140 funcionários, a empresa tem representantes nos principais países das Américas, África e Ásia. Seus quase 200 guias conduzem entre 180 e 200 mil passageiros por ano, nos seus mais de 1.000 circuitos rodoviários diferentes. Mais informações estão disponíveis no site.