Iniciativa simula experiência de viagem para pessoas no espectro do autismo, desde o check-in até a entrada na aeronave, com o objetivo de prepará-los para uma viagem tranquila
Ação faz parte dos esforços de aprendizado da LATAM para criar um ambiente mais inclusivo em toda a jornada do cliente
São Paulo, 29 de abril de 2025 – A LATAM Brasil promoveu, no último sábado (26/4), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, uma ação especial denominada ‘Asas da Inclusão’. Já realizada no Chile (Santiago) e Peru (Lima), a iniciativa tem como objetivo proporcionar a pessoas no espectro autista e seus familiares a simulação de uma viagem de avião. A ação visa prepará-los para cada etapa da jornada, desde a chegada ao aeroporto até o momento do voo, contribuindo para reduzir a ansiedade e tornar a viagem mais previsível e tranquila.
Em parceria com a Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), esta ação reuniu 50 convidados, incluindo 25 pessoas autistas e seus respectivos acompanhantes. Adicionalmente, a iniciativa contou com a participação de mais de 30 voluntários da LATAM, incluindo membros da tripulação e outros colaboradores da companhia, além do apoio da Aena Brasil (administradora do aeroporto de Congonhas) e da consultoria especial da Associação Nacional Autistas do Brasil, por meio de seu presidente, Guilherme de Almeida.
A iniciativa nasceu com o intuito de promover e aprender ainda mais sobre a inclusão de pessoas autistas na indústria aérea. Henrique Mendes, coordenador de Desenvolvimento Organizacional da LATAM Brasil, destaca a importância do aprendizado e capacitação para promover uma viagem segura e confortável a pessoas neurodivergentes. “A LATAM reconhece que a diversidade neurológica é parte inseparável da diversidade humana. E voar também é um direito de quem percebe e sente o mundo de outro jeito. Por isso, nosso compromisso é aprender e construir uma acessibilidade a pessoas autistas que seja pensada com elas, e não apenas para elas”, destaca o coordenador que também atua no comitê global de Diversidade e Inclusão na organização.
“Sabemos que o ambiente dos aeroportos pode ser desafiador para pessoas neurodivergentes. Por isso, temos investido na criação de espaços pensados para acolher, reduzir estímulos e proporcionar mais conforto e previsibilidade durante a viagem. A Sala Multissensorial de Congonhas é um exemplo desse cuidado, contando com iluminação suave, sons relaxantes, piscina de bolinhas, almofadas sensoriais e até simulação da cabine do avião. O Aeroporto Internacional do Recife também já dispõe de estrutura semelhante. Outros terminais têm Espaço TEA e, até o fim do semestre, todos os aeroportos sob gestão da Aena no Brasil contarão com ambientes acolhedores dedicados a passageiros neurodivergentes. Isso porque inclusão e respeito à diversidade são compromissos inegociáveis para a Aena”, destaca Jesus Campo Hortas, diretor de Operações e Infraestrutura da Aena Brasil.
“A iniciativa que presenciamos vai além de uma simulação de voo. É a tradução prática de um novo olhar sobre a diversidade humana. Quando se constrói acessibilidade com quem vive a experiência da diferença, deixa-se de oferecer favores e passa-se a garantir direitos. Cada gesto aqui, cada cuidado, é também um ensinamento: a inclusão verdadeira nasce do diálogo e do respeito, e transforma o que era obstáculo em possibilidade de encontro”, afirma Guilherme de Almeida, presidente da Autistas Brasil.
COMO FOI A AÇÃO ‘ASAS DA INCLUSÃO’
A ação teve início na área de check-in da LATAM, no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, onde as famílias foram recebidas pelos voluntários da companhia com um kit especial, contendo pop-it, massinha de modelar, headfone com abafador de ruído, spin toys e cartão de boas-vindas, além de um cordão de girassol e um cartão de embarque simbólico para a viagem simulada. Em seguida, foram direcionados para a área de embarque, onde passaram pelo controle de segurança e receberam as recomendações necessárias pela equipe treinada para a ação.
No portão, a LATAM simulou a chamada do voo e checagem dos cartões de embarque para, depois, seguirem até o ônibus que os levou até a aeronave da companhia. Na chegada, fizeram o embarque na aeronave dedicada a esta ação, onde receberam toda a orientação de como guardar as bagagens de mão e encontrar seus assentos. Após todos se acomodarem, a simulação prosseguiu com um momento de ambientação. Nele, foi realizada uma demonstração dos procedimentos de segurança, passo importante para que os passageiros se familiarizassem com o ambiente da cabine, seus sons e os comandos da aeronave.
A tripulação presente no dia também teve a oportunidade de aprender na prática como é feito um embarque seguro para passageiros neurodivergentes e como garantir um voo tranquilo para minimizar e apoiar em casos de episódios de sobrecarga sensorial no passageiro. O dia teve grande significado para Natália Turri, tripulante de cabine há 15 anos na LATAM, cujo filho, de 6 anos, é um jovem autista. “Para mim, participar dessa ação é muito simbólica por causa do meu filho. Como mãe, sei o quanto uma viagem de avião pode ser desafiadora para uma criança autista e a iniciativa mostrou que é possível tornar essa experiência mais leve e inclusiva, com a preparação adequada, o apoio da equipe e a compreensão de todos os envolvidos”, comentou. Natália, além de comissária, é instrutora da escola de comissários da LATAM, e dá aulas de atendimento a passageiros com necessidades específicas.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.