18.2 C
São Paulo
quinta-feira, novembro 6, 2025
spot_img

Além das lagoas: confira 5 atrações da região dos Lençóis Maranhenses disponíveis o ano todo

O intocado vilarejo de Atins, em Barreirinhas (MA), oferece diversas opções de lazer, entre passeios e experiências exclusivas

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é reconhecido mundialmente pela beleza de seu extenso campo de dunas e de suas lagoas sazonais, que podem ser aproveitadas em um banho relaxante durante período específico do ano, que vai geralmente de maio a setembro. Entretanto, a região onde esse paraíso fica localizado reserva outros atrativos que podem ser desfrutados todos os meses.

Vários passeios são disponibilizados em Atins, uma rústica e encantadora vila situada no município de Barreirinhas (MA), a poucos minutos das dunas e de lagoas do Parque Nacional. Apesar de ser um lugar remoto, é nesse vilarejo que estão instalados alguns dos melhores restaurantes e hospedagens da região. Por conta disso, o local vem chamando a atenção de turistas nacionais e internacionais, mesmo quando as lagoas estão secas.

Segundo o empresário Saulo Prazeres, sócio-diretor do hotel Vila Aty, que mantém a Gaivota Eco Tur Hub, agência de experiências turísticas em Atins, a procura por opções de lazer que não envolvem as lagoas do Parque tem crescido nos últimos anos devido ao aumento do fluxo turístico no vilarejo, especialmente após os Lençóis Maranhenses receberem o título de Patrimônio Natural da Humanidade no ano passado.

“Os Lençóis Maranhenses e Atins estão em alta. A vila sempre recebeu turistas de muitos lugares do mundo desde que o destino se consolidou, mas isso se intensificou ainda mais do segundo semestre de 2024 para cá em decorrência do título concedido ao Parque Nacional. Com isso, a demanda por mais atividades na região, para além das visitas às lagoas, se avolumou consideravelmente, inclusive por experiências mais personalizadas e exclusivas”, avalia Prazeres.

Confira abaixo alguns passeios e experiências que podem ser realizados dentro do vilarejo ou em seu entorno durante o ano todo.

Revoada dos guarás — O voo coletivo dos guarás, aves majestosas cuja plumagem adquire uma coloração avermelhada por se alimentarem de caranguejo, é um espetáculo que pode ser observado no fim da tarde durante passeio de barco pelo rio Preguiças. A atividade promove um momento inesquecível de contemplação da natureza ao pôr do sol.

Vassouras, Caburé e Mandacaru — As atrações dos três povoados podem ser visitadas no mesmo dia em passeio náutico. Em Vassouras e Caburé, os turistas conhecem os macacos-prego, têm uma amostra da gastronomia local e podem ainda se refrescar no rio Preguiças ou no mar. Em Mandacaru, o ponto alto são os produtos artesanais e a visão panorâmica proporcionada pelo Farol de Preguiças, também chamado de Farol do Mandacaru. Há saídas de Atins, mas o local de partida mais comum é o porto de Barreirinhas, transformando o transfer de ida até o vilarejo — que duraria cerca de uma hora — em um passeio de meio período com chegada a Atins no início da tarde.

Piquenique ao pôr do sol nas dunas — Em veículo 4×4, os visitantes são conduzidos até o local onde está montada uma estrutura rústica sobre uma das dunas dos Lençóis Maranhenses, com tenda, almofadas, comidas e bebidas, além da vista deslumbrante do Parque durante o pôr do sol. Essa experiência intimista costuma ser bastante apreciada por casais, famílias ou grupo de amigos.

Pescaria — As águas calmas e o cenário selvagem do rio Preguiças são ideais não só para relaxar e aproveitar a tranquilidade, como também para pescar. Além de fornecer todos os equipamentos necessários à pescaria, a agência Gaivota também viabiliza a degustação do pescado na hora, com um chef de cozinha na embarcação preparando um delicioso ceviche fresco. Essa é uma verdadeira imersão na natureza e na gastronomia regional!

Quadriciclo — Por que não explorar Atins por conta própria de quadriciclo? O veículo, além de ser uma ótima forma de se locomover com liberdade pelas ruas de areia do vilarejo, também permite explorar mais lugares em menos tempo, possibilitando paradas em restaurantes, cafés ou mesmo em uma das entradas da praia quantas vezes quiser. Não é permitido, no entanto, circular na orla da praia de quadriciclo devido aos riscos aos banhistas e nem transitar dentro do Parque Nacional sem o acompanhamento de guias credenciados.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias