Pelo quarto ano consecutivo, a KLM e a KLM Cityhopper estão participando do The Aviation Challenge (TAC), uma iniciativa anual da aliança de companhias aéreas SkyTeam. Este desafio global incentiva as companhias aéreas a operar seus voos regulares com impacto ambiental mínimo, enquanto testam soluções inovadoras que apoiam a transformação sustentável da aviação.
Onde nos anos anteriores um voo específico era central, este ano a KLM está optando por uma abordagem mais ampla. O foco está em vários voos e em iniciativas sustentáveis que já comprovaram seu impacto. Estamos nos concentrando em refinar as melhorias existentes para que possam ser ampliadas e integradas às operações diárias. Além disso, durante o The Aviation Challenge, a KLM não está apenas se concentrando em uma operação mais sustentável, mas também no impacto social. Para esse fim, a KLM está trabalhando em conjunto com a Wings of Support, a ONG preferida da KLM.
A KLM e a KLM Cityhopper estão atualmente testando as seguintes iniciativas:
- Cálculo de água baseado em IA: A KLM está testando um modelo de IA que prevê com precisão a quantidade de água necessária a bordo, ajudando a reduzir o peso desnecessário e as emissões associadas.
- Ferramentas de voo eficientes para pilotos: Os pilotos estão testando uma ferramenta projetada para ajudá-los a voar da maneira mais eficiente possível, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões.
- Pré-seleção de refeições na World Business Class: Os passageiros são convidados a pré-selecionar suas refeições, permitindo que a KLM carregue apenas o necessário e minimize o desperdício de alimentos. Os passageiros também são incentivados a levar pouca bagagem.
- Cartões de embarque digitais: A KLM há muito aconselha os passageiros a não imprimirem seus cartões de embarque. Desde maio de 2024, isso resultou em uma redução de 84% nos cartões de embarque impressos.
- Embarque prioritário para contribuintes de SAF: Os passageiros que adicionarem uma contribuição extra para Combustível de Aviação Sustentável (SAF) ao seu bilhete recebem embarque prioritário no voo relevante.
- Garrafas de água do mar filtradas: Em vez de água engarrafada padrão, a KLM está testando como os passageiros respondem a garrafas de água cheias de água do mar filtrada.
Voos em destaque
De 4 a 10 de outubro, várias rotas estarão sob foco especial:
- Amsterdã – Roma, operado com o novo Airbus A321neo
- Amsterdã – Nairóbi, uma rota de longo curso com grande potencial de sustentabilidade
- Amsterdã – Cracóvia e retorno, operado pelo Embraer E195-E2 da KLM Cityhopper
Esses voos mostrarão e testarão várias iniciativas existentes, como equipamentos leves de catering e paletes de carga, estratégias de carregamento mais inteligentes e veículos elétricos de pushback. A KLM Cityhopper também está testando a recepção de garrafas de água do mar filtradas a bordo desses voos.
Sobre o Desafio de Aviação
O Desafio de Aviação é inspirado na lendária Maior Corrida Aérea do Mundo de 1934, que viu corridas de aeronaves de Londres a Melbourne. Enquanto o desafio era a distância, o desafio de hoje é tornar a aviação mais sustentável. A SkyTeam convida as companhias aéreas participantes a causar impacto tangível com voos comerciais regulares e a compartilhar aprendizados em todo o setor.
KLM acknowledges its environmental and climate impact and recognizes the limits of what the planet can sustain. Action is required to operate within these limits. By testing a wide range of innovations both in flight and onboard, KLM evaluates their potential with the goal of scaling successful solutions and embedding them into standard operations.
Sobre a Wings of Support
Esta fundação independente, administrada por funcionários voluntários da KLM, fornece apoio financeiro a organizações locais em destinos da KLM em todo o mundo, possibilitado por doações e patrocínios. A fundação ajuda as crianças a alcançar uma melhor qualidade de vida por meio de educação, abrigo e cuidados médicos. Em Nairóbi, por exemplo, a Wings of Support apóia o Big Five Center, uma organização que oferece programas educacionais e econômicos para ensinar um ofício às crianças, melhorando assim a vida nas favelas de forma sustentável. Mais informações sobre Wings of Support podem ser encontradas aqui.