O primeiro trimestre de 2025 foi de crescimento para os aeroportos administrados pela ASP – Aeroportos Paulistas. Entre os meses de janeiro e março, os terminais de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente somaram 301.365 passageiros, número 17% superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando 256.881 viajantes passaram pelos três aeroportos.
Além da alta no fluxo de passageiros, os aeroportos operaram um total de 3.331 voos no primeiro trimestre deste ano, o que representa crescimento de 8,7% em relação ao mesmo intervalo de 2024. O transporte de cargas também apresentou desempenho positivo, com 293 toneladas movimentadas no período, alta de 7,6% na comparação com as 272,2 toneladas registradas no ano passado.
De acordo com João Paulo Neves, coordenador da ASP, os resultados do primeiro trimestre evidenciam a importância dos empreendimentos para o desenvolvimento da mobilidade aérea no estado. “Nosso compromisso é garantir que os aeroportos operem com excelência, assegurando conforto aos passageiros e segurança nas operações, além de contribuir para a conectividade aérea a partir do noroeste paulista com diferentes regiões do país e também com o exterior, por meio de conexões. O crescimento na movimentação reafirma a confiabilidade do trabalho que a ASP vem desenvolvendo nestes aeroportos”, afirma.
São José do Rio Preto se destaca com maior movimentação
Maior terminal aéreo sob gestão da concessionária, o Aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, que liderou o ranking de movimentação entre os regionais do estado no ano passado, concentrou o maior volume de viajantes: foram 205.083 embarques e desembarques no primeiro trimestre de 2025, crescimento de 19% sobre o mesmo período de 2024. O total de voos também aumentou: foram 2.179 operações nos três primeiros meses do ano, avanço de 29,4% na comparação com o mesmo recorte temporal do ano anterior.
No transporte de cargas, o empreendimento apresentou alta, com 162,2 toneladas movimentadas, o que indica crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. A conectividade aérea tem sido reforçada com a ampliação da malha, como é o caso da ligação direta com o Aeroporto Internacional de Confins (MG), desde o ano passado, e a rota direta para o Aeroporto Internacional de Cuiabá, que se tornou regular este ano. Além disso, a ASP segue investindo em melhorias de infraestrutura no terminal de passageiros e na área de operações, garantindo mais segurança, conforto e eficiência para os clientes.
Presidente Prudente cresce 19,5% em passageiros
O Aeroporto Adhemar de Barros registrou 76,1 mil passageiros em 850 voos entre janeiro e março deste ano, um aumento de 19,5% no fluxo de viajantes frente ao primeiro trimestre de 2024. A movimentação de cargas também apresentou elevação, com 109 toneladas transportadas, frente às 99 toneladas registradas no mesmo intervalo do ano passado — um acréscimo de 10%.
Araçatuba reforça conectividade e atende mais de 20 mil passageiros