O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, subiu 23 posições no ranking de melhores aeroportos apurado pelo AirHelp Score. A divulgação foi feita nessa terça-feira (8/7). O Aeroporto, sob gestão da Infraero, alcançou a 17ª posição no ranking de 2025, figurando entre os 20 melhores aeroportos do mundo.
A primeira posição é o Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul. Em segundo lugar aparecem o Aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar; e o Aeroporto Rei Khaled, em Riad, na Arábia Saudita. No Brasil, entre os dez mais bem avaliados, ficou o Aeroporto de Brasília, subindo uma posição, de quinto para quarto lugar agora em 2025.
O ranking levou em consideração a avaliação de mais de 13 mil usuários em 68 países diferentes que votaram em três categorias: pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos e lojas e restaurantes. O questionário foi feito entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.
“A melhoria no ranking da Airhelp em 2025 reflete os esforços envidados pela Infraero no Aeroporto Santos Dumont para oferecer experiências cada vez mais confortáveis para nossos passageiros”, comemora o diretor de Finanças, Guilherme Augusto Sanches Ribeiro.
Investimentos no Aeroporto Santos Dumont são percebidos pelos passageiros
A Infraero, atenta em fornecer o melhor atendimento aos passageiros, empresas do modal aéreo e usuários, prevê, em 2025, investimentos na ordem de R$ 160 milhões no Aeroporto Santos Dumont.
No Terminal de Passageiros, pretende alcançar maior eficiência no fluxo operacional, aumento da segurança, conforto e acessibilidade, estão previstas a realização da reforma e ampliação das salas de embarque e desembarque remotos; reforma dos sanitários do saguão de desembarque, embarque e conector; ampliação e modernização do sistema de TV e vigilância (STVV) de todo ambiente aeroportuário; substituição de escadas rolantes e elevadores; novo sistema de inspeção de bagagens despachadas; aquisição de ônibus elétricos, entre outros.
Entre as ações previstas na área de entrega de aeronaves e pista estão a recuperação do sistema de taxiways e o retrofit do sistema de balização do aeroporto.
Ações em andamento:
- Recuperação do sistema de taxiways
- Reforma de sanitários
- Reforma e ampliação do embarque remoto e desembarque
- Substituição de escadas rolantes e elevadores
- Aquisição de ônibus elétricos
- Adequação do balização da pista de pouso
- Substituição do sistema de tv de vigilância e de acesso
Infraero – Prestadora de Serviços
Com mais de 50 anos de experiência, a Infraero administra 24 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.