15.8 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 26, 2025
spot_img

Aeroporto de Goiânia registra a passagem de cerca de 180 órgãos e tecidos para transplantes de janeiro a julho de 2025

Foram 89 voos que transportaram órgãos e tecidos, incluindo córneas, rins, fígados e baços pela logística aérea

Aeroporto de Goiânia agiliza o atendimento das solicitações de transporte de órgãos e tecidos. (Crédito Motiva Aeroportos)

Goiânia, 26 de setembro de 2025 – O Aeroporto de Goiânia, administrado pela Motiva, foi via essencial para o transporte de cerca de 180 órgãos e tecidos destinados a transplantes entre janeiro e julho deste ano, segundo dados da Central Estadual de Transplantes de Goiás. Com o Dia Nacional da Doação de Órgãos se aproximando, 27 de setembro, os dados reforçam a importância da logística aérea nos transplantes.

No período, foram realizados 89 voos para o transporte de 178 órgãos e tecidos. Do total, 90 foram córneas, 39 rins, 25 baços ou linfonodos e 11 fígados. A agilidade do transporte aéreo é fundamental, já que muitos desses órgãos têm tempo limitado de preservação até o transplante.

“O transporte aéreo cumpre um papel decisivo na rede de saúde, permitindo que os órgãos cheguem no tempo adequado para o procedimento. Aqui, no Aeroporto de Goiânia, criamos um fluxo para que cada solicitação seja atendida com prioridade, sempre em parceria com as companhias aéreas e demais transportadores”, explica Wander Melo Jr, gerente do Aeroporto de Goiânia.

De 2023 a julho deste ano, foram 582 órgãos e tecidos transportados via aérea, sendo 303 voos partindo ou chegando pelo Aeroporto de Goiânia.

O trabalho conjunto entre a Central Estadual de Transplantes de Goiás, equipes médicas e a infraestrutura aeroportuária é essencial para viabilizar essa corrente de solidariedade que salva vidas.

Sobre o Aeroporto de Goiânia: Fundado em 1955, conecta Goiás a diversos destinos. Conta com infraestrutura moderna e está entre os 10 mais movimentados do Brasil em Aviação Executiva. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias