A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) foi confirmada como Membro Afiliado da ONU Turismo durante a 26ª sessão da Assembléia Geral da Organização, realizada no último domingo (09/11), em Riad, capital da Arábia Saudita. A candidatura da entidade foi apresentada por Celso Sabino, Ministro do Turismo e presidente executivo do conselho da ONU Turismo, e exprime o reconhecimento internacional à relevância do setor hoteleiro nacional.
Com 89 anos de atuação, a ABIH Nacional é a mais antiga entidade do turismo no país, congregando 26 representações estaduais e o Distrito Federal desempenhando papel estratégico na articulação do setor. Representada em Riad por seu presidente, Manoel Linhares, a associação participou ativamente dos debates e encontros bilaterais durante o evento, que reuniu lideranças governamentais e empresariais de diversos países com o objetivo de alinhar estratégias para fortalecer o turismo global e gerar impactos positivos na economia mundial.
Para Linhares, a aprovação da entidade é um marco para o setor: “Esta conquista, homologada justamente no dia do hoteleiro, data em que a ABIH nacional completou 89 anos, demonstra a maturidade da hotelaria brasileira e sua visibilidade no contexto internacional. É uma oportunidade para uma participação mais ativa do Brasil nas discussões políticas globais e para compartilharmos procedimentos, especialmente nos âmbitos legislativo e regulatório, eixos fundamentais para posicionar nosso país como referência internacional do bem receber e garantirmos nossa competitividade frente aos grandes destinos do planeta. Essa conquista também é um marco na minha história, que sai do interior do Ceará e me torne o primeiro Cearense a presidir a mais antiga entidade do trade de turismo do Brasil”
Composta por aproximadamente por 160 nações, a ONU Turismo tem a missão de orientar os debates e definir diretrizes que nortearão o futuro do turismo global. Entre suas metas está o engajamento de líderes mundiais em iniciativas que promovam práticas sustentáveis, valorizando comunidades locais e respeitando o meio ambiente.
A entrada da ABIH Nacional na ONU Turismo representa um avanço institucional importante, ao permitir o acesso a iniciativas de cooperação internacional, troca de experiências e boas práticas entre entidades do setor. A filiação também abre espaço para participação em fóruns estratégicos, contribuições em políticas globais de turismo e maior visibilidade da hotelaria brasileira no cenário internacional.






