22.7 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img

ABAV Expo 2025: negócios, inovação e propósito impulsionam o turismo brasileiro

10 de outubro de 2025 – A ABAV Expo 2025, apresentada por SESC RJ e Senac RJ, encerrou mais uma edição de sucesso no Riocentro, no Rio de Janeiro, consolidando-se como o maior e mais relevante evento de turismo da América Latina. Nesta sexta-feira, dia 10, os anfitriões do evento realizaram uma coletiva de imprensa para apresentação dos dados de balanço, na qual foram confirmadas, no Rio de Janeiro, mais cinco edições da feira (2027, 2029, 2030, 2031 e 2032). Estiveram presentes a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, a diretora de turismo, hotelaria e alimentação do SESC RJ, Adriana Homem de Carvalho e o subsecretário municipal de Turismo, Bruno Mattos.

“A ABAV Expo é muito mais do que uma feira: é um encontro que impulsiona o turismo brasileiro, promove o intercâmbio global e inspira inovação. O Rio de Janeiro nos recebeu mais uma vez com sua energia única, e os resultados desta edição comprovam o poder transformador do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social”, afirmou Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional. “O sucesso da feira este ano mostra a força do nosso evento. Já comercializamos 60% dos estandes para a próxima edição, o que só reforça nossa ótima expectativa”.

A diretora de turismo, hotelaria e alimentação do SESC RJ, Adriana Homem de Carvalho, disse que a ABAV Expo 2025 consolidou o Rio de Janeiro como o grande palco do turismo brasileiro e se tornou um símbolo da força desse setor na economia fluminense. “O evento reafirmou a vocação do estado para unir negócios, inovação e hospitalidade, fortalecendo sua presença no cenário nacional e internacional. Os resultados refletem esse protagonismo, evidenciando que o Rio vive um novo ciclo, com o turismo deixando de ser sazonal para se tornar permanente”.

Bruno Mattos, subsecretário municipal de Turismo, ressaltou a importância da parceria da Prefeitura com ABAV Nacional e Sistema Fecomércio RJ. “A integração entre poder público e iniciativa privada é responsável pelo grande sucesso desse evento. Já é a maior feira da América Latina e vai crescer ainda mais”.

Ao longo de três dias (de 8 a 10 de outubro), a feira reuniu mais de 42 mil visitantes (31.916 somente nos dois primeiros dias), 354 jornalistas, 366 criadores de conteúdo e 14 destinos internacionais: 13 países, incluindo China, Cuba, Costa Rica e Japão pela primeira vez) e uma região: Los Cabos, no México, movimentando a economia e o trade turístico em um ambiente de negócios, conhecimento e conexões.

O evento movimentou fortemente a hotelaria da cidade. De acordo com levantamento exclusivo realizado pelo HotéisRIO, a taxa de ocupação no período entre os dias 8 e 10 de outubro dos hotéis na Região Sudoeste chegou a 88,22%.

No último dia, também foram apresentados os dados do Censo dos Agentes de Viagens, um levantamento realizado pela ABAV Nacional que representa um verdadeiro raio x do setor. Os dados mostram que as agências de viagem do Rio de Janeiro se destacam pela maturidade e resiliência, já que a maioria atua há mais de sete anos e superou os desafios da pandemia. O estudo revela que 10% das agências são de grande porte, embora o perfil predominante seja de micro e pequenas empresas (78%) — uma característica que diferencia o estado da média nacional.

Além disso, 64% das agências atuam prioritariamente no turismo de lazer individual e familiar, enquanto os segmentos receptivo e corporativo ganham força com maior profissionalização e oferta de serviços especializados.

A pesquisa revela ainda a diversificação do portfólio como principal estratégia de crescimento: 72% das agências atuam em múltiplos segmentos, combinando lazer doméstico, experiências locais e nichos premium, como luxo, lua de mel e gastronomia — com ticket médio até 40% superior ao do turismo tradicional. Entre as tendências em expansão, o levantamento aponta o avanço do ecoturismo, turismo gastronômico, religioso e de melhor idade, enquanto Sol & Praia e Turismo Cultural e Histórico seguem como pilares consolidados da oferta nacional.

A edição 2025 reafirmou o propósito da ABAV Expo de impulsionar o turismo brasileiro e ampliar as oportunidades comerciais entre empresas e destinos. Foram realizadas mais de 3.254 reuniões nas rodadas de negócios, com destaque para a participação de 30 compradores internacionais de 15 países no ABAV Buyers Club.

Com cinco arenas temáticas e mais de 60 sessões de conteúdo e capacitação, o ABAV Talks foi um dos grandes destaques da programação, reunindo especialistas para debater temas como inteligência artificial, sustentabilidade, diversidade, inovação e tendências globais. A iniciativa reforçou o compromisso da feira com a qualificação profissional, um dos seus pilares centrais, fortalecido por ações conjuntas com o SESC RJ e o ICCABAV — que já capacitou mais de 28 mil profissionais em 2024 e segue impulsionando o desenvolvimento do setor com novas trilhas de formação.

Novidade deste ano, o ABAV Exclusive, espaço dedicado ao turismo de luxo — segmento que representa 25% do mercado latino-americano e cresce cerca de 7% ao ano —, consolidou a presença de marcas premium e compradores qualificados.
Outros espaços oferecidos pela primeira vez, como o ABAV Creators (voltado à economia digital e à influência no turismo) e Espaço do Agente ABAV, área exclusiva para associados, complementaram a experiência.

Jornada Turismo 2030 reforçou o compromisso da Associação com a sustentabilidade, apresentando práticas de turismo responsável e debatendo a integração de critérios ambientais, sociais e de governança nas operações do setor.

ABAV Expo 2026, uma feira regenerativa

Durante o evento, foi apresentada a planta da próxima edição, que começa a ganhar corpo. Prevista para acontecer de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a próxima edição ocupará os pavilhões verde e vermelho e já demonstra forte adesão do mercado: 60% da planta foi comercializada durante a ABAV Expo 2025. A expectativa é reunir 35 mil visitantes e cerca de 2 mil marcas expositoras, consolidando o evento como o maior encontro do turismo brasileiro e o mais relevante da América Latina.

E mais: A ABAV Expo, que já é uma feira sustentável, quer ser um evento regenerativo. A ABAV Expo 2026 será a primeira feira regenerativa do País e do mundo. Com o projeto Meu Pé de Árvore, a ABAV Expo firma o compromisso de plantar uma floresta com 2.000 árvores na região da Amazônia, em Rondônia. A ideia é plantar uma árvore por marca e os expositores serão estimulados a plantarem outras também.

Sobre a ABAV Nacional 

A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional – é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias