O país tem mais de 1 milhão de embarcações de lazer registradas, resultado de mudanças de comportamento como a necessidade de desconexão, contato com a natureza e tempo de qualidade em família. Itajaí, maior polo náutico brasileiro no litoral catarinense, se tornou um caso de sucesso ao transformar a navegação em um estilo de vida.
Outubro, 2025 – O Brasil passa por um processo de democratização do lazer náutico. Embora ainda exista a ideia de que barcos são um privilégio para poucos, o crescimento do setor tem atraído novos negócios que facilitam o acesso à náutica como: cotas compartilhadas, consórcios, alugueis, aplicativos, financiamentos e compras programadas com fábricas, além de produção de modelos compactos e mais acessíveis para quem quer adquirir o primeiro barco.
Em uma rotina cada vez mais intensa e marcada pela conexão digital constante, com quase 90% dos lares brasileiros conectados à internet (IBGE), o verdadeiro luxo é encontrar a pausa e lugares junto à natureza para se reconectar. E com um dos maiores potenciais do mundo para a náutica, cerca de 42 mil km de vias navegáveis, o turismo náutico no Brasil caminha para atender a esses desejos, cada vez mais evidentes.
O país já ultrapassa 1 milhão de embarcações de lazer registradas (Acobar), que reflete uma mudança de comportamento: a prioridade é o equilíbrio e a convivência longe das telas.
Itajaí (SC), se tornou uma inspiração para o crescimento da náutica de lazer. É hoje o maior polo náutico do Brasil e reúne uma das infra estruturas mais completas do setor para receber embarcações como lanchas e veleiros de diversas partes do mundo: a Marina Itajaí.
“Ao incentivarmos a náutica por meio da criação de estrutura moderna para os barcos e iniciativas que integram a sociedade a esse tipo de lazer, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, como o complexo da Marina Itajaí, abrimos espaço para trazer uma cultura e ao desenvolvimento de um setor que movimenta uma ampla cadeia de produtos e serviços, gera inúmeros empregos além de impulsionar o acesso das pessoas à navegação. Dessa forma, em meio à rotina intensa, a náutica tem representado o desejo de muitos, uma válvula de escape, que proporciona experiências, privacidade e momentos de convivência e bem-estar, além de descoberta de refúgios paradisíacos e contato com a natureza. O mar oferece isso, liberdade, pausa e reconexão”, afirma.
Confira 5 vantagens para investir em um barco de lazer, segundo especialista.
Desconexão
Em um país onde 89,4% da população já vive em lares conectados à internet, segundo o Censo Demográfico divulgados pelo IBGE, desconectar é um verdadeiro luxo. No mar, essa pausa ganha novo significado: “Em um barco, as famílias se conectam de outra forma, sem televisão ou videogame, conseguem compartilhar o momento e aproveitar o tempo juntas”, destaca o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.
Cotas compartilhadas e Financiamento
O acesso ao barco próprio tem se tornado mais viável com a criação de novas linhas de crédito e modelos de cotas compartilhadas. Essas modalidades permitem que mais pessoas realizem o sonho de ter uma embarcação, seja por meio do financiamento de parte do valor ou da divisão dos custos de aquisição e manutenção entre diferentes proprietários. A iniciativa amplia o alcance do setor e incentiva a entrada de novos adeptos à navegação de lazer.
Qualidade de lazer
“O litoral catarinense é uma das regiões mais privilegiadas do país, ideal para quem busca qualidade de vida. Ter um barco de lazer nessa região significa estar ainda mais próximo das belezas naturais, com acesso direto a praias e ilhas. Porém, durante a temporada de verão, quando as praias ficam superlotadas, a embarcação permite aproveitar o mar com mais privacidade, conforto e liberdade. Cada passeio se transforma em uma experiência exclusiva, que permite explorar lugares que por terra não seria possível alcançar”, afirmou.
Esportes náuticos
A bordo de uma embarcação, o proprietário pode praticar diferentes atividades que fazem parte do cotidiano náutico de Itajaí, como passeios costeiros, pesca esportiva, mergulho, esqui aquático e wakeboard. Reconhecida como um dos principais polos náuticos do país, a cidade reúne condições ideais para a prática desses esportes e reforça sua vocação para o mar, o que estimula as pessoas a adotarem o estilo de vida náutico.
Contato com a natureza
“Estar no mar, em meio às paisagens do litoral, é uma experiência de verdadeira conexão com a natureza. Navegar por locais próximos como a Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, e a Praia Grande, em Penha, ambas com certificação Bandeira Azul, proporciona momentos de tranquilidade e a certeza de estar em um ambiente seguro e preservado”, afirmou.
Sobre a Marina Itajaí
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Zebuino Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.