19.2 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 1, 2025
spot_img

A KLM Royal Dutch Airlines vê crescimento na receita, mas sem lucro devido aos custos mais altos

O Grupo KLM reportou uma receita de € 6,3 bilhões no primeiro semestre de 2025, um aumento de 5,7% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar da melhora no resultado operacional e de um aumento de 3% na capacidade, a KLM não obteve lucro operacional. Custos mais altos reforçam ainda mais a necessidade de dar continuidade aos planos de economia estrutural para o restante de 2025.

O resultado operacional do primeiro semestre foi de –€ 2 milhões. Embora represente uma melhora em relação ao primeiro semestre de 2024 (–€ 31 milhões), trata-se de um resultado decepcionante, considerando a receita de € 6,3 bilhões. Isso se deve diretamente a um aumento de 4,3% nos custos por unidade. 

Marjan Rintel, CEO da KLM: “Estamos enfrentando fortes ventos contrários, e vemos isso refletido nos números. Isso tem causas internas e externas. Internamente, devido aos custos de mão de obra mais altos e problemas operacionais com a frota disponível em maio e junho. E externamente, porque, por exemplo, devido à cúpula da OTAN e aos conflitos no Oriente Médio, não conseguimos voar conforme o planejado. Isso resultou em contratempos financeiros, enquanto, ao mesmo tempo, conseguimos reduzir custos no primeiro semestre do ano.” 

Segundo trimestre:
O resultado operacional no segundo trimestre de 2025 foi € 63 milhões menor do que no mesmo período do ano passado. Essa queda foi impulsionada principalmente por aumentos salariais coletivos consecutivos, o último dos quais foi implementado em 1º de julho de 2024. Além disso, a KLM enfrentou desafios operacionais e custos externos mais altos, como um aumento acentuado nas taxas aeroportuárias em Schiphol (+41%). Esses custos mais altos foram parcialmente compensados pelos preços mais baixos dos combustíveis e pelo programa de melhorias. Os resultados disso são visíveis e continuaram após o primeiro trimestre. A ambição da KLM permanece inalterada de executar o programa Back on Track, que é de € 450 milhões em 2025.

Cargo, E&M e Transavia
Cargo apresentaram desempenho superior ao do primeiro semestre de 2024 e implementaram o iCargo, um sistema inovador de TI para as operações de carga da Air France-KLM. Engenharia e Manutenção (E&M) também registrou resultados sólidos, com receitas de até 20%. A Transavia superou desafios anteriores relacionados à manutenção, cadeia de suprimentos e pessoal, resultando em um aumento de 10% na produção e um aumento de 8,4% na receita no primeiro semestre de 2025 em comparação ao ano anterior. No entanto, custos mais altos e a concorrência acirrada continuaram a pesar no resultado operacional.  

Perspectivas para 2025: 
A KLM continuará investindo em uma frota mais limpa e silenciosa no segundo semestre de 2025, incluindo novos A321 e Boeing 787. Para o restante de 2025, a KLM prevê que os altos custos e os desafios externos, como tensões geopolíticas e flutuações nos preços dos combustíveis, continuarão a pressionar os resultados operacionais.  

Bas Brouns, CFO da KLM: “Estamos progredindo, mas, como esperado, os custos e a incerteza no mercado continuam aumentando. Somente com a implementação completa do programa de melhorias poderemos manter o rumo para um futuro financeiramente saudável e continuar investindo em nosso produto, clientes e pessoas.” 

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias