- A American tem mais aeronaves equipadas com tecnologia ADS-B do que qualquer outra companhia aérea no mundo.
- A tecnologia melhora a segurança ao fornecer aos pilotos um quadro ainda mais completo do espaço aéreo e aumenta a eficiência ao gerenciar com mais precisão a separação das aeronaves durante todas as fases do voo.
- Dois testes conduzidos com a Administração Federal de Aviação (FAA) produziram resultados bem-sucedidos que podem lançar as bases para o futuro sistema ATC modernizado.
A American Airlines é líder do setor em equipar sua frota com tecnologia de última geração que melhora a segurança e a eficiência de sua operação.
Toda a frota da companhia aérea, com mais de 300 aeronaves Airbus A321, possui equipamento ADS-B In que proporciona aos pilotos uma visão aprimorada do entorno. O ADS-B, ou Transmissão Automática de Vigilância Dependente, permite que as aeronaves enviem e recebam dados de posição e outros dados baseados em GPS, incluindo altitude e velocidade. Quando a aeronave transmite essas informações, considera-se ADS-B Out. A capacidade da aeronave de receber essas informações de outras aeronaves ao redor é considerada ADS-B In. A capacidade de receber esses dados proporciona aos pilotos uma visão significativamente aprimorada do tráfego aéreo ao seu redor. Os dados também são recebidos pela FAA e outros provedores de serviços de navegação aérea em todo o mundo para fins de controle de tráfego aéreo.
A American já tem mais aeronaves com ADS-B In instalado do que qualquer outra companhia aérea no mundo, com quase 150 novas aeronaves A321neo encomendadas que também serão equipadas com essa tecnologia.
A companhia aérea selecionou a ACSS para equipar sua frota de A321 com o medidor SafeRoute+ . O medidor interage com os computadores da aeronave e exibe os dados ADS-B, permitindo que as tripulações visualizem melhor sua posição em relação ao tráfego circundante e gerenciem e mantenham com mais precisão a distância necessária entre as aeronaves. Essa nova tecnologia fornece aos pilotos dados e informações ainda melhores do que as tecnologias de segurança da geração atual.
Os testes demonstram com sucesso a eficiência do espaço aéreo
A tecnologia ADS-B possibilitou dois testes muito bem-sucedidos de dois anos com a FAA, com a participação da Allied Pilots Association e da National Air Traffic Controllers Association.
O primeiro teste ocorreu no Controle de Aproximação por Radar do Terminal Dallas-Fort Worth (TRACON), uma instalação da FAA que controla o tráfego aéreo que chega e parte em um raio de cerca de 64 quilômetros do maior hub da American, o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth (DFW). Utilizando a tecnologia ADS-B, os voos participantes operados pela aeronave A321 da American conseguiram operar com segurança em condições de baixa visibilidade e com maior rendimento, reduzindo também o número de aproximações perdidas e arremetidas que normalmente seriam realizadas nessas condições.
O segundo teste foi realizado no Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Albuquerque (ARTCC), uma instalação de rota responsável pelo espaço aéreo em cinco estados, incluindo o tráfego que chega e parte do hub da American no Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor (PHX). Este teste utilizou o poder do ADS-B In para permitir que as aeronaves A321 da American que chegam ao PHX sejam espaçadas em intervalos precisos, criando um espaço aéreo mais eficiente que pode ter um aumento de capacidade de até 25% em escala.
A American espera continuar seu trabalho com a FAA e a NATCA, bem como com os sindicatos e membros da equipe da companhia aérea, para aumentar ainda mais a segurança e a eficiência de sua operação por meio de tecnologia e procedimentos inovadores.