Aeroporto Internacional Tom Jobim se destaca como um dos terminais mais acessíveis do país
Rio de Janeiro, 30 de março de 2022 – O RIOgaleão foi reconhecido pela Aviação + Brasil como um dos aeroportos mais acessíveis do Brasil. O prêmio foi concedido na última segunda, dia 28 de março, por iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
O processo de acessibilidade da aviação civil foi implementado, recentemente, pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura. O objetivo foi identificar os principais fatores que dificultam ou impedem as pessoas com deficiência de utilizar o transporte aéreo.
O Aeroporto Internacional Tom Jobim foi avaliado nos dias 10 e 11 de janeiro deste ano, e se destacou como o mais acessível na categoria de aeroportos com mais de 100 mil m². O terminal oferece aos viajantes elevadores e banheiros de fácil acesso, calçadas rebaixadas e rampas que auxiliam no processo de embarque e desembarque, além de balcões de check-in adaptados e piso tátil, que tem a função de guiar as pessoas por meio de uma linha contínua, orientando o trajeto correto.
O prêmio é resultado de um trabalho árduo da equipe do RIOgaleão, que atua de forma estratégica para atender a todos os viajantes de forma segura e eficaz. A ação da concessionária está pautada em quatro pilares: (1) Comunicação, na forma como as informações são transmitidas aos viajantes; (2) Deslocamento, que oferece aos usuários a possibilidade de se deslocarem com mais agilidade pelo terminal; (3) Uso, em como as instalações foram pensadas para atender às pessoas com deficiência; e (4) Gestão, que consiste em treinar os profissionais do aeroporto para a prestação de um atendimento com excelência.
A premiação, que existe desde 2015, reconheceu os melhores aeroportos e empresas aéreas brasileiras de acordo com os passageiros. Entre os critérios, foram analisados a pontualidade, a acessibilidade e a satisfação dos usuários. No total, 61 terminais participaram da disputa após serem avaliados sobre mais de 90 práticas de acessibilidade e de 926 mil movimentos de pouso e decolagens.
“Estamos muito orgulhosos com a conquista de mais um importante reconhecimento, que apenas ratifica o empenho de toda a equipe do aeroporto para promover uma melhor experiência a cada um de nossos passageiros e visitantes. Ao longo dos últimos anos, modernizamos e ampliamos a nossa infraestrutura para atender a todos os viajantes de forma segura e confortável. Sabemos que acessibilidade é inclusão e que a viagem começa no aeroporto, por isso consideramos fundamental ampliar o acesso às nossas dependências a fim de garantir que todos possam viver bons momentos conosco. A premiação reforça a excelência e alto padrão operacional do RIOgaleão”, afirma Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.