Programação da parte da manhã contou com debates, painéis, homenagens e assinatura de termo de cooperação para desenvolver o artesanato
A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) abriram na manhã desta terça-feira, 14/12, o Fórum Regional do Turismo Fluminense – edição Serra Verde Imperial. Esta é quarta região turística a receber o evento, que tem como missão unir todos os envolvidos do setor em prol de uma retomada de sucesso. O encontro tem possibilitado troca de experiências e acertos de roteiros e novas experiências turísticas entre os municípios, criando uma grande interação entre os poderes públicos estadual, municipal e iniciativa privada.
Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, abriu o evento em nome do secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca. Na ocasião, ele agradeceu a presença de todos e reforçou a importância das ações realizadas pelo Estado.
– O turismo sofreu muito nos últimos meses devido à pandemia, mas o avanço da vacinação tem mostrado resultados positivos para o setor. A Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio, realizaram diversas ações em todo o Brasil para atrair os turistas nacionais e acredito que este final de ano vamos ter uma das melhores temporadas.
Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis), que representou o presidente da Fecomérico, Antônio Florêncio, lembrou a importância da união entre comércio e turismo neste momento de retomada.
– A Fecomércio entendeu o papel importante do turismo e a ligação que o setor tem com o comércio, sempre realizando várias parcerias. Este ano, nosso maior desafio é atrair as pessoas para comprarem fora de casa, por isso estamos trabalhando para tornar o comércio ainda mais atrativo e, com isso, conquistar mais turistas para nossa cidade.
Em seguida, o secretário municipal de Turismo de Petrópolis, Samir El Ghaoui, reforçou a importância do evento para toda a cadeia produtiva do setor.
– Fico muito feliz em poder sediar o 4º Fórum Regional do Turismo Fluminense em nossa Cidade. É muito bom ver a cadeia produtiva do turismo reunida em Petrópolis, até porque, falar do turismo é falar dessa integração entre hotelaria, gastronomia, guias, Conventions e outras peças desse setor tão importante para a economia.
Já Hingo Hammes, prefeito de Petrópolis, agradeceu ao secretário Gustavo Tutuca a oportunidade de sediar o 4º Fórum Regional do Turismo Fluminense.
– Fico muito feliz em receber esse evento que vai nos ajudar a planejar os próximos anos do turismo na região. Acredito que precisamos trabalhar mais dois segmentos com grande potencial: o turismo de negócios e o turismo esportivo. Nós temos um momento ímpar com um governo com proatividade e com prefeitos que dialogam e isso é muito positivo.
Para Vinicius Claussen, prefeito de Teresópolis, o turismo vai revolucionar o estado do Rio de Janeiro.
– O turismo é a indústria da experiência e a região da Serra Verde Imperial tem muito para mostrar. O que falta para a nossa serra não são equipamentos turísticos, mas sim alinhar o calendário de eventos para que os nossos produtos possam ser bem comercializados.
Assinatura dos Termos de Cooperação
Na primeira parte do Fórum foi realizada a Assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras da região Serra Verde Imperial e prestadas homenagens ao prefeito e ao secretário de Turismo de Petrópolis. Na ocasião, o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a importância do documento para o desenvolvimento da política de artesanato.
– O artesanato é uma política importantíssima de geração de emprego e renda em nosso Estado, por isso, a Secretaria tem oferecido toda a estrutura necessária para dar continuidade ao cadastramento dos profissionais. E o acordo de cooperação técnica, assinado hoje, permite que as prefeituras, em conjunto com a equipe técnica do Programa de Artesanato, possam avançar ainda mais nas emissões da Carteira Nacional do Artesão.
Programação da manhã
O primeiro debate da manhã, com o tema “Integração e fortalecimento regional”, abordou questões relacionadas à procura, por parte dos viajantes, de destinos que possibilitem viagens curtas; a interação entre o turismo e o comércio; melhorias na infraestrutura, especialmente ligadas à movimentação dos turistas entre as cidades e as regiões para facilitar o deslocamento dos viajantes; a importância do Cadastur, que garante tranquilidade aos turistas e mais benefícios do MTur; e um calendário de eventos forte e integrado da região. A MercoSerra, evento conceituado de rede de negócios da Serra Verde Imperial, que tem como objetivo o fortalecimento, integração e desenvolvimento das cidades envolvidas, também foi assunto de discussão.
O painel “A importância da comunicação para o fortalecimento do turismo” foi a segunda apresentação. Guilherme Miziara, professor em Escolas de Negócios, fez uma apresentação sobre comunicação efetiva. Os objetivos intrínsecos e extrínsecos da mensagem que será passada ao público e o equilíbrio entre o conteúdo e a forma foram expostos pelo palestrante, assim como a diversidade do público e a decodificação do que você quer comunicar para facilitar o entendimento. Cláudio Magnavita, presidente da Abrajet e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo, apresentou a segunda parte do painel e destacou a falta de comunicação nas estradas para aqueles que buscam os destinos turísticos. Ele lembrou a importância da necessidade de divulgar o potencial turístico das cidades nas vias de trânsito e acesso aos destinos, ressaltando a importância histórica de Petrópolis e a ausência dessas informações para os visitantes.