São Fidélis e Cambuci são os primeiros municípios a participar do projeto
Nesta quinta-feira (20), a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) deram início às primeiras consultorias do Núcleo de Atendimento ao Turismo Fluminense. Os municípios de São Fidélis, na região turística Costa Doce, e Cambuci, em Águas do Noroeste, foram os primeiros a conversar com os técnicos. A ideia do projeto é apoiar ações de desenvolvimento do turismo local e regional, auxiliando de perto os gestores municipais.
De acordo com o Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, a ideia é unir esforços em prol do setor.
– O Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense é mais uma iniciativa da Secretaria para se aproximar do interior. Vamos seguir intensificando uma relação mais próxima, fortalecendo a união de esforços, para a construção de uma retomada consistente do turismo fluminense.
O encontro virtual, que reuniu os profissionais das secretarias municipais de Turismo com os técnicos da Setur-RJ/TurisRio esclareceu diversas dúvidas. Entre elas, como captar recursos federais, a importância do Cadastur e quais os segmentos turísticos que a cidade pode trabalhar.
A secretária de Cultura e Turismo de São Fidélis, Wania Borges, agradeceu a oportunidade de participar do projeto.
-São Fidélis possui lugares lindos e convidativos para o turista. Além do famoso Parque Estadual do Desengano, temos cachoeiras, rios e um turismo histórico muito rico. Participar desse projeto é uma forma de captar conhecimento para desenvolver o turismo na cidade.
Outro assunto importante abordado durante o atendimento foi a inserção dos municípios no Mapa do Turismo, a fim de profissionalizar o setor. O secretário Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Cambuci, Marilson de Moraes, que também é guia, explicou que este é um dos objetivos do órgão.
– Este programa é muito importante para o nosso município, principalmente porque ficamos muito distantes da capital. Só tenho a agradecer por participar do Núcleo de Atendimento. Essas dicas são muito importantes para que nós, gestores municipais, possamos ampliar nossas oportunidades dentro do turismo.