O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), recebeu nesta semana o certificado de saúde aeroportuária da Airport Council International (ACI), o Conselho Internacional de Aeroportos. O terminal se juntou a outros quatro brasileiros (Guarulhos e Viracopos, em São Paulo; Brasília e Rio Galeão), que apresentaram medidas de segurança sanitária a passageiros e visitantes. Os itens avaliados nestes aeroportos incluem a limpeza e a desinfecção de ambientes, distanciamento físico, proteção de pessoal, layout físico, comunicações e instalações para os viajantes.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a certificação reforça a preparação de todos os segmentos turísticos do país para a garantia de um ambiente seguro aos visitantes. “Este reconhecimento dá para as pessoas que embarcam e desembarcam neste aeroporto uma sensação de segurança. Essa iniciativa, além do Selo Turismo Responsável do MTur, que já está chegando à marca de 27 mil emissões, demonstra que todos os segmentos turísticos estão empenhados em proteger a saúde dos brasileiros e de quem nos visita”, aponta.
De acordo com a BH Airport, concessionária do aeroporto mineiro, foram colocadas em prática todas as orientações das autoridades de saúde e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre elas, a disponibilidade de álcool em gel em todo o terminal, barreiras de proteção nos locais de atendimento e adesivos informativos para piso, assentos, banheiros e elevadores. Além disso, o aeroporto reforçou a limpeza e a desinfecção de áreas comuns, especialmente dos banheiros, e lançou uma campanha de comunicação para conscientizar a população sobre a importância da adoção de medidas preventivas.
“O aeroporto sempre adotou as melhores práticas para prevenção do coronavírus e para garantir a saúde e segurança de todos que passam por aqui. A conquista dessa certificação é um reconhecimento importante em um momento tão delicado vivido pelo país. Isso foi possível graças ao empenho de todo o time e ao apoio dos órgãos de saúde, que sempre nos auxiliaram na manutenção de um ambiente seguro para todos”, ressaltou Kleber Meira, CEO da BH Airport.
Ao todo, mais de 270 aeroportos em todo o mundo já foram certificados pela ACI. O título é valido pelos próximos 12 meses.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo