Setur e entidades do setor se unem para enfrentar a crise provocada pela pandemia
O artesanato sempre foi uma pauta prioritária para a Secretaria de Turismo do DF. Desde o início da gestão, em 2019, os artesãos ganharam espaço em todos os eventos criados ou apoiados pela Setur para comercializar os produtos e ganhar visibilidade. Diante do cenário imposto pela pandemia de coronavírus, a Pasta se uniu a Federação das Associações de Artesanato do DF e as demais associações do setor para criar uma plataforma de vendas online.
O intuito é criar o Artesanato Virtual de Brasília para incentivar as vendas e que a população compre e apoie os pequenos produtores da cidade. A Square City é uma plataforma colaborativa para conectar o turista com a cidade e proporcionar novas experiências de venda para todo o comércio local. A loja virtual será acessada pelo link próprio, divulgado de forma colaborativa, por cada marca e também de forma direta à todo o aplicativo www.squarecity.app.
A Setur promoveu uma reunião via videoconferência para apresentar a plataforma às artesãs e mostrar as potencialidades que a ferramenta possui. Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, esse momento é de união, de somar forças e criar soluções para apoiar o setor para gerar visibilidade e renda para os artesãos. “Estamos vivendo o impacto da crise em todas as atividades do setor. Com as medidas adotadas pelo GDF, a exemplo das novas linhas de crédito, as decisões do governador Ibaneis Rocha e as ações para fortalecermos nesse momento os setores, vamos trabalhar a realidade de hoje já preparando com o trade as ações para a retomada”, ressaltou a secretária de Turismo durante a reunião.
Hebert Amorim, presidente da Federação das Associações de Artesanato do DF, também esteve presente no encontro com as demais associações e reforçou que a solução foi pensada junto com a Setur e o trade para criar a melhor ferramenta. “Analisamos diferentes plataformas e a mais completa é a da Square. Estamos criando um movimento de todos para todos”.
“Essa iniciativa é necessária em um momento difícil. As pessoas estão preocupadas e buscando soluções. A Setur está de parabéns e tenho certeza que a plataforma vai ajudar muitos artesãos do DF”, complementou Sandra Madeira, presidente do Sindicato dos Artesãos.
Segundo Helder da Silva Ramos, CEO da Square City, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Setur irá ampliar o site para conectar o trade e oferecer uma ferramenta para que o turista tenha todas as informações na palma da mão. “A ideia é deixar todo mundo interligado, criando mais oportunidades de venda. Vamos oferecer uma experiência e produtos locais de forma integrada, colaborativa e inteligente”, explicou.
Ao final da videoconferência, as artesãs celebraram a iniciativa. “Estou feliz com o rumo do turismo de Brasília e com o apoio que estamos tendo”, disse Ana Beatriz Goldsteins. Enquanto Roze Mendes complementou: “Parabéns para a Setur por nos aproximar e ter esse olhar. Juntos, com os artesãos unidos, podemos repensar ideias e pensar em soluções”.
Como fazer parte
Para os artesãos interessados, não há custo para ativar a loja. Após contratado deve-se aguardar a liberação do administrador para iniciar o cadastro de produtos. O artesão irá preencher um formulário de adição de cada produto. Depois de feito o cadastro de todos os produtos, é gerado um QR Code e um link próprio da loja virtual para ser compartilhado, e vender.
Serviço:
Para os artesãos se cadastrarem, acessar o link: www.square-city.com
Para conferir os produtos que serão comercializados: www.squarecity.app