Agenda faz parte da missão comandada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em visita ao país. Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, detalhou as principais ações do governo para o setor de turismo
Durante o Seminário Empresarial Brasil-Estados Unidos na Flórida, realizado nesta segunda-feira (9), nos Estados Unidos, o diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, apresentou as novas ações de promoção internacional do turismo brasileiro. De acordo com ele, a forma de divulgar o Brasil mudou.
“Nosso País tem uma das maiores vocações do mundo para o Turismo de Natureza. Somos o segundo no ranking de recursos naturais do Fórum Econômico Mundial; grande parte de todos os recordes mundiais de pesca esportiva estão no Brasil; e, na área de cruzeiros, estamos em contato com as principais empresas internacionais do mundo para o fortalecimento do setor no País. O governo do presidente Jair Bolsonaro está devolvendo a autoestima para o povo brasileiro. Deixaremos de ser o País do potencial para o Brasil da realidade. Esse futuro chegou!”, destacou Machado Neto.
O presidente da Embratur pontuou as principais campanhas em desenvolvimento, dentre elas, destaque para a isenção de vistos para países estratégicos como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Japão e, por último, Catar.
Os primeiros seis meses da isenção de visto concedida pelo governo federal, em junho de 2019, para quatro países estratégicos, já tiveram resultados positivos para o setor do turismo. Dados da Polícia Federal, obtidos pelo Ministério do Turismo, apontaram uma alta de quase 16% na entrada de turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália entre os meses de junho e dezembro de 2019. Quantitativamente, os Estados Unidos foi o país que mais enviou novos turistas para o território brasileiro nesse período: 34.932 visitantes a mais. O número resultou numa alta de 14,8%.
“São medidas como essa que reforçam a importância do turismo para a recuperação econômica. Estamos fazendo nosso dever de casa. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança, principalmente para ajudar o Brasil, este que é um dos principais destinos para a diversidade turística”, afirmou.
Gilson Machado mostrou um vídeo promocional do Brasil, desenvolvido pela Embratur, com o apoio da SECOM, e que aborda os diversos segmentos turísticos, mostrando o potencial do País para o setor; destacou as ações, como o Programa de Embaixadores do Turismo, a instauração de uma comissão que vai trabalhar o Turismo Médico no Brasil, a comissão que vai criar as zonas estratégicas nacionais de segurança turística e a criação do Grupo de Trabalho do setor aéreo que, entre as principais demandas, está a diminuição do valor das passagens de viagens domésticas e internacionais. Além disso, mostrou a importância do setor de cruzeiros marítimos.
“O turismo abarca mais de 50 áreas do setor de serviços. Apesar de termos mais de 40 mil hotéis prontos no Brasil – e apenas 45% de ocupação – aeroportos com avaliações comparadas a vários países do mundo e diminuição nos índices de violência, recebemos um número de turistas internacionais aquém do nosso potencial. Nosso objetivo é trabalhar para aumentar a competitividade do Brasil no cenário mundial do turismo”, finalizou o presidente.