Companhia divulga números atuais e planos para garantir a equidade profissional de suas funcionárias; feminização, inclusão e liderança guiam as ações da companhia
Consciente de seu papel, a Air France tem um compromisso de longa data com a promoção da igualdade de gênero em suas equipes, além do estímulo a uma dinâmica positiva nas regiões em que opera.
Política de igualdade de remuneração
A Air France é a favor da igualdade de remuneração entre homens e mulheres. Desde 2008, a empresa adotou medidas de recuperação salarial para reduzir a diferença entre homens e mulheres dentro da empresa (para cargo, tempo de trabalho e habilidades comparáveis).
No âmbito do 5º acordo de três anos assinado com parceiros sociais sobre igualdade de gênero no local de trabalho, a empresa assumiu um compromisso mais ambicioso de reduzir significativamente o número de mulheres afetadas por essas diferenças salariais até o final do contrato (2021). A companhia espera atingir essa meta.
Pontuação de 94/100 para o índice de igualdade de gênero
Em 1º de março de 2020, de acordo com suas obrigações legais, a Air France publicou pelo segundo ano o seu índice de igualdade profissional entre homens e mulheres. A empresa obteve uma pontuação de 94/100, um aumento de 5 pontos em relação ao ano passado. O limite mínimo estabelecido pelo governo francês é de 75/100.
Esse índice é baseado em 5 critérios — diferença salarial, diferença no aumento salarial individual, diferença de promoções, aumento salarial no ano de retorno da licença de maternidade e número de homens / mulheres nas 10 faixas mais altas de salário.
Esse resultado reflete o compromisso e o trabalho de todos os funcionários da Air France para alcançar a verdadeira igualdade profissional e é um incentivo para continuar esses esforços.
A rede de mulheres do grupo Air France comemora seu segundo aniversário
Women for Tomorrow (WoTo, e Mulhers para o Amanhã, em tradução livre) foi a ideia de várias mulheres da companhia que queriam criar um local de intercâmbio, com reuniões, debates e oficinas para promover as mulheres na empresa e fortalecer a diversidade de gênero. Até o momento, a rede possui 500 membros e está sendo desenvolvida nos diferentes escritórios da Air France.
Promover um local de trabalho inclusivo e pôr fim ao sexismo
Na sociedade e nas empresas, embora tenha havido progresso real em termos de igualdade profissional, os estereótipos de gênero persistem. Essa é uma das áreas prioritárias de foco da Air France. Como tal, a Air France assinou a Carta da Diversidade e, em 2018, juntou-se a cerca de 30 grandes empresas francesas na iniciativa #StOpE, apoiada pelo governo. Desde março de 2019, de acordo com a nova lei francesa relativa à “Liberdade de escolher a futura carreira”, correspondentes em cada divisão são indicados para combater o assédio sexual e o comportamento sexista ofensivo, além de comentários em cada divisão para ouvir e apoiar a equipe em suas ações. Os nomes e os detalhes de contato desses correspondentes são exibidos no local de trabalho e na Intralignes, rede interna da companhia.
Em 2020, a empresa comprometeu-se a renegociar a Carta de Assédio, com a intenção de orientá-la de maneira mais global para evitar comentários rudes ou ofensivos, atos de violência e assédio no local de trabalho.
Feminizando as profissões antes dominadas por homens
Na Air France, as mulheres também são pilotas, engenheiras, gerentes gerais, mecânicas e ocupam muitos outros cargos ainda frequentemente associados aos homens. A feminização das profissões é um aspecto fundamental da igualdade profissional e a Air France promove o acesso das mulheres a todas as profissões e incentiva as meninas a seguir esses caminhos profissionais.
A Air France promove mulheres em profissões técnicas, em particular como parte do evento “Feminizing Airline Professions”, que ocorre há vários anos durante o Paris Air Show. Desde 2017, a Air France também é parceira da associação “Elles bougent” (meninas em movimento) para promover a diversidade na fase de orientação de carreira.
Mais de 60 patrocinadoras estão envolvidas, principalmente nas áreas de manutenção aeronáutica, TI e tecnologia digital, para participar de várias ações com meninas e estudantes do ensino médio e inspirá-las para o futuro.
Liderança feminina
A feminização das profissões também exige que as mulheres tenham acesso aos mais altos níveis de responsabilidade na empresa. Para promover o progresso na carreira das mulheres, a empresa organiza ações de treinamento e apoio por meio do programa “Women of Talent”. Desde 2015, 150 mulheres seguem esse programa. Com 36,1% de gerentes do sexo feminino, 55,5% do Conselho de Administração composto por mulheres, e 30,8% no Comitê Executivo, a Air France visa alcançar uma diversidade real de gênero nos cargos de responsabilidade, priorizando as habilidades.
Reforçar as medidas de apoio aos funcionários com filhos
O treinamento específico para apoiar os funcionários que retornam ao trabalho após uma licença de maternidade e/ou parental existe desde 2016, com o objetivo de incentivar um retorno suave ao trabalho, promovendo um equilíbrio saudável entre vida profissional e familiar. Como parte de um processo de melhoria contínua, o assunto dos pais e mães que trabalham será discutido durante a negociação do futuro acordo de igualdade de gênero, notadamente no que diz respeito às novas formas de parentalidade.
Sobre a Air France
A Air France, uma companhia aérea global de inspiração francesa, com altos padrões e uma atitude baseada em cuidados, transforma o voo em um momento muito agradável em todas as suas operações diárias na França, Europa e no mundo.A Air France-KLM é o grupo líder em termos de tráfego internacional partindo da Europa. Oferece aos seus clientes acesso a uma malha aérea que abrange 312 destinos em 116 países, graças às suas marcas Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia. Com uma frota de 554 aeronaves e mais de 104 milhões de passageiros transportados em 2018, a Air France-KLM opera até 2.300 voos diários, principalmente de seus hubs em Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol.O seu programa de fidelidade Flying Blue é um dos líderes na Europa, com mais de 15 milhões de membros.
A Air France-KLM e seus parceiros Delta Air Lines e Alitalia operam a maior joint-venture transatlântica com mais de 275 vôos diários. O Grupo também oferece soluções de transporte de carga e manutenção aeronáutica. A Air France-KLM também é membro da aliança SkyTeam, que possui 19 companhias aéreas associadas, oferecendo aos clientes acesso a uma rede global de mais de 14.500 voos diários para mais de 1.150 destinos em mais de 175 países.
Air France no Brasil
A Air France opera atualmente 27 frequências semanais entre a França e o Brasil — são 3 voos para Fortaleza, 10 frequências para o Rio de Janeiro e outras 14 para São Paulo.Juntamente com a parceria global KLM e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, parceira desde 2014 no Brasil, as companhias já operaram mais de 1 milhão de passageiros e cobrem 99% da demanda entre o Brasil e a Europa.