Coimbra realizou sua estreia na Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) nesta edição. A comitiva foi composta pelo secretário executivo da CIM Região de Coimbra e 11 prefeitos que integram a região, pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e pelos representantes da Universidade de Coimbra. A região busca fortalecer seus negócios com o mercado da América do Sul e utilizou o Rio Grande do Sul como plataforma.
Em 2018, Portugal foi o quinto país da União Européia para onde os turistas da América Central e do Sul mais viajaram. Além disso, Portugal e o Brasil têm ligações que já começaram há muitos séculos e que ainda hoje ligam os dois países: língua, a gastronomia, o patrimônio cultural e a imigração. Nos últimos anos, o número de turistas, de curta e longa duração aumentou consideravelmente na Região de Coimbra, sobretudo devido à Universidade de Coimbra.
“A Região de Coimbra tem diversos recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronômicos. Com o aumento do turismo em Portugal, sobretudo por parte de turistas brasileiros, consideramos que esta seria a ocasião perfeita para, com os nossos parceiros (Universidade de Coimbra e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal), apresentarmos a Região de Coimbra nesta que é uma das maiores feiras internacionais de turismo numa clara aposta nesta região do Brasil. E realmente foi muito positivo e proveitoso”, destacou o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino.
As ligações aéreas entre Porto Alegre e Lisboa também contribuem para a aposta na Região Sul do Brasil. “O Rio Grande do Sul será uma aposta para a promoção da Região de Coimbra e, boas práticas como as de Gramado, são para nós uma inspiração. Queremos que conheçam a Região de Coimbra, o tesouro mais bem guardado do turismo português. A nossa riqueza é imensa e as nossas experiências únicas”, completa Alexandrino.