Os encontros acontecerão em cinco aeroportos, onde os estudantes visitarão bases operacionais em Jacarepaguá, Cabo Frio, Macaé e Farol de São Tomé, no Rio de Janeiro (RJ), e Vitória, no Espírito Santo (ES). A programação foi preparada para proporcionar uma experiência prática: os alunos conhecerão hangares, pátios de aeronaves, áreas de abastecimento e vias de táxi, além de entrar em contato com helicópteros utilizados nas operações offshore.
A experiência também permitirá que os estudantes conheçam profissionais que fazem parte do cotidiano da aviação e descubram que trabalhar no setor vai muito além de pilotar uma aeronave. Entre as carreiras apresentadas estão piloto de helicóptero, mecânico de helicóptero, fiscal de pátio (sinaleiro) e administrador de aeroporto ou heliporto.
Aviação que movimenta a economia
A aviação offshore é fundamental para a indústria de petróleo, gás e energia, ao realizar a ligação aérea entre o continente e plataformas marítimas e transportar diariamente trabalhadores, equipamentos e suprimentos, principalmente por meio de helicópteros.
A atividade exige profissionais especializados em diferentes áreas da cadeia aeronáutica e está diretamente relacionada à dinâmica econômica de importantes regiões produtoras de petróleo e gás.
Nesse contexto, aproximar jovens da realidade do setor contribui para ampliar o conhecimento sobre as profissões da aviação e estimular o interesse pelas carreiras que farão parte do futuro da atividade aeronáutica.
Participação institucional
A abertura do evento contará com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca; dos diretores da Anac Tiago Faierstein e Antônio Mathias; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere; do diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Tenente-Brigadeiro do Ar, Sérgio Bastos Junior; do presidente da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A., José Pompeu Filho, além de parlamentares e representantes do setor aeronáutico.
SERVIÇO
Evento: Despertar para Profissões – Aviação Offshore
Data: de 26 a 30 de outubro de 2026
26 de outubro – Jacarepaguá (RJ)
Aeroporto de Jacarepaguá – Roberto Marinho
Av. Ayrton Senna, 2.541 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
27 de outubro – Cabo Frio (RJ)
Aeroporto Internacional de Cabo Frio
Estrada Velha de Arraial do Cabo, s/nº, Cabo Frio (RJ).
28 de outubro – Macaé (RJ)
Aeroporto de Macaé
Estrada Hildebrando Alves Barbosa, s/nº, Macaé (RJ).
29 de outubro – Farol de São Tomé (RJ)
Heliporto Farol de São Tomé
Estrada Teotônio Ferreira de Araújo, 355 – Farol de São Tomé, Campos dos Goytacazes (RJ).
30 de outubro – Vitória (ES)
Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles
Av. Fernando Ferrari, s/nº – Goiabeiras, Vitória (ES).
Programação para todos os aeroportos
13h30 – Credenciamento
- Recepção dos estudantes
- Entrega de protetores auriculares
14h às 15h10 – Conhecendo as profissões
- Fiscal de pátio (sinaleiro)
- Administrador de aeroporto ou heliporto
- Mecânico de helicóptero
- Piloto de helicóptero
15h15 – Visita ao lado ar
- Pátio de aeronaves
- Área de abastecimento
- Hangares
- Vias de táxi
16h – Hangar da Bristow
- Visita ao helicóptero
- Conversa com profissionais da aviação
- Registro fotográfico
- Lanche
- Encerramento. Haverá a presença de autoridades e apresentação do projeto no encerramento de Jacarepaguá, Cabo Frio e de Vitória.




