A Delta Air Lines (NYSE: DAL) divulgou hoje seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2019 e apresentou suas expectativas para o terceiro trimestre do ano. Os destaques, incluindo GAAP e as métricas ajustadas, são apresentados abaixo: |
Destaques dos resultados financeiros do segundo trimestre de 2019
· O lucro ajustado por ação foi de US$ 2,35, um aumento de 32% em relação ao ano anterior, com aumento de receita de 8,7%, 2.3 pontos de expansão da margem operacional e US$ 1,8 bilhão de fluxo de caixa livre · A receita total ajustada, que exclui as vendas da refinaria, aumentou cerca de US$ 1 bilhão, atingindo US$ 12,5 bilhões, batendo um novo recorde, com 52% da receita ajustada vindo dos produtos premium e fontes não relacionadas a passagens aéreas · A receita unitária total ajustada aumentou 3,8%, resultado do crescimento saudável da receita de lazer e corporativa e benefícios de cerca de 1,0 da revisão do acordo com a American Express anunciado no início deste ano · O custo unitário sem o combustível (CASM-Ex) aumentou 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado, resultado de melhorias nas operações, renovação de frotas e iniciativas para aumentar a eficiência · A Delta gerou US$ 5,2 bilhões em fluxo de caixa operacional e US$ 2,5 bilhões em fluxo de caixa livre no acumulado do ano, depois de investir US$ 2,7 bilhões nos negócios, principalmente na aquisição e alteração de aeronave · Foram devolvidos US$ 497 milhões aos acionistas; deste valor, US$ 268 milhões são de recompra de ações e US$ 229 milhões em dividendos “Nossos resultados financeiros e operacionais do segundo trimestre de 2019 bateram um novo recorde e mostram que estamos transformando nossa forte marca e nossas vantagens competitivas robustas em aumento de lucros, expansão da margem e retornos sólidos para os nossos proprietários. Nosso pessoal é o melhor do setor e tenho orgulho de reconhecer seu trabalho e dedicação neste trimestre com o valor adicional de US$ 518 milhões de participação nos lucros no ano que vem”, disse Ed Bastian, diretor executivo da Delta. “Com o nosso forte desempenho no primeiro semestre e dando continuidade às nossas iniciativas com foco no cliente, estamos aumentando nosso objetivo de ganhos para o ano todo para US$ 6,75 a US$ 7,25 por ação.” Perspectiva para o terceiro trimestre de 2019 Para o terceiro trimestre de 2019, a Delta espera ter aumento sólido da receita e expansão da margem. Receitas A receita operacional ajustada da Delta de US$ 12,5 bilhões no segundo trimestre do ano subiu 8,7%, US$ 1 bilhão acima do mesmo período do ano passado. Esse resultado é um recorde para a companhia aérea, resultado de melhorias nos negócios, incluindo o aumento de 10% na receita de produtos premium e aumentos de dois dígitos percentuais na receita de fidelidade do cliente e de manutenção de terceiros. A receita de carga no segundo trimestre caiu 17%, devido à redução de volumes e rendimentos. Outras receitas tiveram redução de US$ 24 milhões; e o aumento da receita de fidelidade e manutenção de terceiros foi compensado pela redução de US$ 176 milhões nas vendas de refinaria de terceiros. Receita de passageiros por região: · As receitas domésticas cresceram 8,8% no trimestre, com aumento de 3,6% na receita unitária por passageiro (PRASM) e 5,1% de aumento da capacidade. A receita doméstica de produtos premium subiu 11% e a receita corporativa aumentou 8%, semelhante ao trimestre anterior. · As receitas da região do Atlântico cresceram 6,1% no trimestre, com aumento de capacidade de 4,6% e PRASM 1,5% maior, incluindo uma queda de dois pontos nas taxas de câmbio e a pressão do fim das operações da nossa parceira na Índia. A receita unitária da região do Atlântico melhorou em relação ao trimestre anterior, resultado do bom desempenho de cabine premium e da forte demanda dos pontos de venda nos Estados Unidos. · As receitas da região da América Latina aumentaram 5,2%, com aumento de 7,8% na receita unitária e redução de 2,4% na capacidade. Esta melhoria é resultado do crescimento da receita de dois dígitos nos mercados de praia do Brasil e México. · As receitas da região do Pacífico aumentaram 3,2% no trimestre, com o aumento de 9,7% na capacidade parcialmente compensado pela redução de 5,9% nas receitas unitárias. O desempenho das receitas unitárias foi pressionado pelo aumento de 6% na distância do voo, demanda menor do que a esperada no Japão e queda na moeda de aproximadamente 1,5 ponto. “Com recorde no volume de passageiros, na satisfação do cliente e aumento de US$ 1 bilhão na receita do segundo trimestre, a demanda por produtos e serviços focados no cliente da Delta nunca foi tão forte. Nosso terceiro trimestre teve um grande começo, com um novo dia de receita recorde registrado em 7 de julho”, disse Glen Hauenstein, presidente da Delta. “Esperamos aumento de receita de 6% a 7% no ano, ou aumento de US$ 3 bilhões em relação a 2018, enquanto aproveitamos os benefícios das nossas iniciativas de frotas, produtos e fidelidade do cliente.” Custos O total de despesas operacionais ajustadas do segundo trimestre de 2019 aumentou US$ 559 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, com cerca de 20% desse aumento relacionado ao aumento da participação nos lucros. CASM-Ex teve aumento de 1,4% no segundo trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho foi resultado das operações líderes do setor, economias na transformação da frota da Delta e iniciativas de eficiência One Delta, que compensaram parcialmente os investimentos em pessoal e produtos. Durante o trimestre, a Delta decidiu acelerar aposentar sua frota MD-90 até o final de 2022, o que pressionou o CASM-Ex em aproximadamente US$ 60 milhões devido ao aumento na depreciação. As despesas de combustível ajustadas diminuíram 2%, ou US$ 35 milhões, em relação ao segundo trimestre de 2018. O preço de combustível por galão ajustado da Delta no segundo trimestre de 2019 foi US$ 2,08, que inclui o benefício de US$ 37 milhões da refinaria. A despesa não operacional ajustada aumentou US$ 60 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente devido à menor renda de previdência e ganhos menores de parceiros de patrimônio internacionais. Fluxo de caixa e retorno aos acionistas A Delta gerou US$ 3,3 bilhões em fluxo de caixa operacional e US$ 1,8 bilhão em fluxo de caixa livre durante o trimestre após o investimento de US$ 1,4 bilhão nos negócios, principalmente na aquisição e alteração de aeronaves. No acumulado do ano, gerou US$ 5,2 bilhões em fluxo de caixa operacional e US$ 2,5 bilhões em fluxo de caixa livre. No segundo trimestre de 2019, devolveu US$ 497 milhões aos acionistas; deste valor, US$ 268 milhões são de recompra de ações e US$ 229 milhões em dividendos. A Delta também concluiu o pagamento do empréstimo de curto prazo de US$ 1 bilhão, valor esse que foi usado para acelerar a recompra de ações no trimestre anterior. O Conselho de Administração declarou hoje os dividendos do trimestre de US$ 0,4025 por ação, que corresponde ao aumento de 15% em relação aos níveis anteriores. Este é o sexto aumento consecutivo nos dividendos da Delta desde que foi estabelecido em 2013. O dividendo do próximo trimestre será pago aos acionistas em 15 de agosto de 2019 com base no fechamento dos negócios até 25 de julho de 2019. “Com ganhos de eficiência das nossas operações, renovação de frotas e iniciativas One Delta, temos uma sólida perspectiva para atingir nossa meta de aumento de custo de 1% no ano”, disse Paul Jacobson, diretor financeiro da Delta. “Nossa forte base financeira e geração de caixa nos permitem investir de maneira sustentável nos negócios, mantendo nosso balanço e grau de investimento e devolvendo consistentemente caixa aos acionistas. Com o nosso fluxo de caixa superando as expectativas originais, queremos devolver US$ 3 bilhões aos nossos proprietários neste ano por meio da recompra de ações e aumento dos dividendos.” Destaques estratégicos No segundo trimestre de 2019, a Delta atingiu vários marcos nos cinco pilares estratégicos principais. Cultura e pessoas · Acumulou mais US$ 518 milhões em participação nos lucros e pagou US$ 26 milhões em Recompensas Compartilhadas, reconhecendo o excelente desempenho dos mais de 80 mil funcionários em todo o mundo · Atingiu o primeiro lugar na doação de sangue de empresas para a Cruz Vermelha Americana pelo segundo ano consecutivo, com 13.064 unidades de sangue (mais de 6 mil litros), 18% a mais do que no ano anterior, coletadas nas 254 atividades de doação de sangue patrocinadas pela companhia · Foi homenageada com o The Civic 50, uma iniciativa da Points of Light, a maior organização de voluntariado do mundo, pelo segundo ano consecutivo, que reforça o compromisso do pessoal da Delta com a responsabilidade social ao comemorar o Mês do Orgulho, construir casas com a Habitat for Humanity. e doando sangue por meio da Cruz Vermelha Americana · Foi indicada ao ranking anual 100 Best Corporate Citizen (100 Melhores Cidadãos Corporativos) da Corporate Responsibility Magazine, pela excelente transparência e desempenho em governança ambiental e social entre as 1.000 maiores empresas públicas dos Estados Unidos Confiabilidade operacional · Completou 148 dias com zero cancelamento em linhas principais e 78 dias sem cancelamentos do sistema no primeiro semestre do ano, que corresponde à melhoria de 30% em relação ao desempenho recorde de 2018 · Apresentou no trimestre recordes no fator de carga doméstica (88,0%) e em todo o sistema (89,0%), aumento de 1,3 pontos e 2,3 pontos, respectivamente, em relação ao ano anterior · Apresentou recorde no fator de conclusão do primeiro semestre do ano nas linhas principais e em todo o sistema, com fator de conclusão nas linhas principais atingindo 99,86% Rede e parcerias · Comemorou o aniversário da joint venture com a Korean Air, que é a rede transpacífica mais abrangente e confiável, oferecendo aos clientes acesso incomparável a mais de 80 destinos na Ásia e mais de 290 nos Estados Unidos · Recebeu a aprovação provisória do Departamento de Transporte dos Estados Unidos para o novo serviço entre Tóquio-Haneda e cinco cidades dos Estados Unidos, um marco importante para a Delta; a conclusão do processo de aprovação trará mais opções aos viajantes e mais concorrência a Tóquio · Recebeu autorização para estabelecer a joint venture transfronteiriça entre os Estados Unidos e o Canadá com a WestJet, apoiada pela Lei de Concorrência do Canadian Competition Bureau do Canadá. A joint venture proposta ainda está sujeita à aprovação regulatória do Departamento de Transportes dos Estados Unidos Experiência e fidelidade do cliente · Recebeu a primeira aeronave A330-900neo, que apresenta interior moderno e luxuoso e todos os quatro produtos de assento da marca: suítes Delta One, Delta Premium Select, Delta Comfort+ e Main Cabin, além de detalhes convenientes, como portas USB no assento, iluminação ambiente LED de espectro total, armazenamento superior mais espaçoso e almofadas de espuma de memória em toda a aeronave para maior conforto dos passageiros · Lançou o Reclaim My Status, um programa líder do setor que permite aos associados Delta SkyMiles Medallion que tiverem passado por algo que tenha afetado temporariamente sua capacidade de viajar para restituir seu status. O lançamento desse programa é um passo importante para tornar as nossas políticas mais intuitivas e próximas do cliente e foi muito bem recebido pelos associados Delta SkyMiles Medallion · Começou a usar o Apple Business Chat, permitindo que associados Medallions selecionados e um grupo de clientes se conectem a um representante da Delta ao vivo para receber assistência instantânea ou a um Delta Virtual Assistant, para obter respostas rápidas a perguntas frequentes enviadas pelo aplicativo Fly Delta · Concluiu o teste inicial de duas semanas de Wi-Fi gratuito para coletar feedback de clientes de mais de 700 voos, o primeiro passo para tornar a rede Wi-Fi acessível também durante os voos Balanço de investimentos · Concluiu o pagamento, antes do prazo esperado inicialmente, do empréstimo de curto prazo de US$ 1 bilhão, que foi usado para acelerar a recompra de ações no primeiro trimestre de 2019 · Recebeu a confirmação da sua classificação de grau de investimento e foi considerada empresa estável pela Fitch Ratings · Apresentou dívida ajustada de 1,7x em relação ao índice EBITDAR, de acordo com a meta da empresa de aumentar no longo prazo 1,5x a 2,5x a dívida ajustada em relação ao índice EBITDAR, permitindo que a companhia aérea mantenha suas classificações de grau de investimento por mais um ciclo comercial Resultados do segundo trimestre de 2019 Os resultados ajustados excluem principalmente o impacto de ganhos/perdas não realizados referentes aos investimentos. Declarações sobre previsões As declarações neste release que não forem fatos históricos, incluindo declarações de estimativas, expectativas, crenças, intenções, projeções ou estratégias para o futuro, podem ser “declarações sobre previsões”, conforme definido na Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. Todas as declarações sobre previsões envolvem uma série de riscos e incertezas que podem causar diferenças significativas nos resultados reais em relação às estimativas, expectativas, crenças, intenções, projeções e estratégias refletidas ou sugeridas pelas declarações sobre previsões. Estes riscos e incertezas incluem, mas não somente, custo e disponibilidade do combustível das aeronaves; impacto da atividade de hedging de combustível, incluindo reequilíbrio da nossa carteira de hedge; ajustes na marcação de mercado ou garantia relacionada aos contratos de hedge de combustível; desempenho dos nossos investimentos em companhias aéreas em outras partes do mundo; possíveis efeitos de acidentes envolvendo nossas aeronaves; interrupções ou falhas de segurança dos nossos sistemas de tecnologia; interrupções na nossa infraestrutura de tecnologia da informação; nossa dependência da tecnologia em nossas operações; restrições que os compromissos financeiros em nossos contratos de financiamento terão em nossas operações financeiras e comerciais; questões trabalhistas; efeitos meteorológicos, de desastres naturais e sazonalidade em nossos negócios; efeitos de interrupção prolongada dos serviços prestados por transportadoras regionais de terceiros; falha ou incapacidade do seguro de cobrir um passivo significativo na refinaria de Monroe em Trainer; impacto dos regulamentos ambientais na refinaria em Trainer, incluindo os custos relacionados a regulamentos de combustível renovável; nossa capacidade de manter a gerência e os principais funcionários; danos em nossa reputação e marca se formos expostos à publicidade adversa significativa nas redes sociais; efeitos de ataques terroristas ou conflitos geopolíticos; condições competitivas no setor de transportes aéreos; interrupções ou paradas no funcionamento de aeroportos onde operamos; efeitos da regulamentação governamental extensiva em nossos negócios; sensibilidade da indústria aérea a períodos prolongados de condições econômicas estagnadas ou fracas; incerteza nas condições econômicas e no ambiente regulatório no Reino Unido com relação à saída do país da União Europeia; e efeitos da rápida propagação de doenças contagiosas. Informações adicionais sobre riscos e incertezas que possam causar diferenças entre os resultados reais e as previsões estão contidas nos nossos registros da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio, incluindo nosso Relatório Anual no Formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2018. Um cuidado especial deve ser considerado para não depositar confiança indevida em nossas previsões, que representam nossas opiniões válidas até 11 de julho de 2019 e que não pretendemos atualizar. |
Sobre a Delta
A Delta Air Lines (NYSE: DAL) é a companhia aérea dos Estados Unidos líder na América Latina e no Caribe em produtos, serviços, inovação, confiabilidade e experiência do cliente. Com equipe de 80 mil pessoas em todo o mundo, a Delta continua investindo bilhões em suas pessoas, aperfeiçoando a experiência da viagem aérea e gerando retornos de alto nível aos acionistas. Com sede em Atlanta, a Delta oferece mais de 5 mil embarques por dia e 15 mil embarques considerando as companhias aéreas afiliadas, incluindo a aliança premier SkyTeam, da qual a Delta é membro fundadora. A Delta Air Lines atende a mais de 200 milhões de pessoas por ano, transportando os clientes em sua rede global líder do setor, que inclui mais de 300 destinos em mais de 50 países. A Delta opera nos principais hubs e mercados nos Estados Unidos e em todo o mundo em conjunto com seus aliados. Veja mais detalhes sobre a Delta no Delta News Hub e no delta.com. Visite a página da Delta no Twitter @DeltaNewsHub e no Facebook.com/delta. A Delta Air Lines é líder global em produtos, serviços, inovação, confiabilidade e experiência do cliente. Com equipe de 80 mil pessoas em todo o mundo, a Delta continua investindo bilhões em suas pessoas, aperfeiçoando a experiência da viagem aérea e gerando retornos de alto nível aos acionistas. · A Delta Air Lines atende a mais de 200 milhões de pessoas por ano, transportando os clientes em sua rede global líder do setor, que inclui mais de 300 destinos em mais de 50 países; · Com sede em Atlanta, a Delta oferece mais de 5 mil embarques por dia e 15 mil embarques considerando as companhias aéreas afiliadas, incluindo a aliança premier SkyTeam, da qual a Delta é membro fundadora; · Por meio de suas alianças inovadoras com a Aeromexico, Air France-KLM, Alitalia, China Eastern, GOL, Korean Air, Virgin Atlantic, Virgin Australia e WestJet, a Delta oferece mais opções e maior concorrência aos clientes do mundo todo; · A Delta opera nos principais hubs e mercados, nos aeroportos de Amsterdã, Atlanta, Boston, Detroit, Los Angeles, Cidade do México, Minneapolis/St. Paul, Nova York-JFK e LaGuardia, London-Heathrow, Paris- Charles de Gaulle, Salt Lake City, São Paulo, Seattle, Seoul-Incheon e Tóquio-Narita. · A Delta disponibiliza serviços para 30 países e 49 destinos na região, oferecendo acima de 1.400 voos semanais entre os EUA e a América Latina/Caribe. · A Delta prossegue seu processo de crescimento na América Latina ao estabelecer uma aliança de longo prazo exclusiva com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Aeroméxico e a Aerolíneas Argentinas, e está comprometida em construir uma forte presença regional para aprimorar a sua rede global e oferecer a melhor experiência para os seus clientes. · A Delta foi incluída no top 50 da “Lista de Empresas Mais Admiradas do Mundo” da revista Fortune e foi nomeada a companhia aérea mais admirada pela oitava vez em nove anos. Além disso, foi eleita a empresa aérea número um na pesquisa anual da Business Travel News pelo oitavo ano consecutivo, a única a conquistar esse feito, e em 2018, foi nomeada uma das empresas mais inovadoras do mundo pela revista Fast Company por dois anos consecutivos; · Na América Latina e no Caribe, Delta foi homenageada com seis World Travel Awards em 2018 nas categorias de Melhor Companhia Aérea da América do Norte, Marca Aérea Líder da América do Norte e Melhor Companhia Aérea dos Estados Unidos para a América Central, para a América do Sul, para o Caribe e para o México pelo quarto ano consecutivo. A Delta também foi reconhecida com o prêmio Insignia Latam Excellence de 2018 da LADEVI por seu serviço na região. · A Delta oferece aos seus clientes assistência em tempo real pelo Twitter@Delta. · A Delta tem sido premiada com honras por organizações como a Glassdoor, além de ser reconhecida como o melhor lugar para trabalhar por mulheres e membros das Forças Armadas. O CEO da Delta Ed Bastian foi nomeado um dos “Maiores Líderes do Mundo” pela revista Fortune, em 2018; · Veja mais detalhes sobre a Delta no Delta News Hube no delta.com. Visite a página da Delta no Twitter @DeltaNewsHub e no Facebook.com/delta. |