Operação contará com seis voos semanais e facilita o acesso a 55 destinos nacionais a partir do hub mineiro
Nova conexão também facilita o acesso a Alter do Chão, um dos principais destinos turísticos do oeste do Pará
São Paulo, 1º de setembro de 2026 – A Azul inicia, nesta terça-feira (1º), a operação da nova rota entre os aeroportos de Santarém (PA) e Confins (MG), ampliando as opções de deslocamento entre o Norte e o Sudeste do Brasil.
A ligação contará com seis voos semanais, entre partidas e chegadas, conectando Santarém a um dos principais hubs da Companhia no país. As passagens estão disponíveis nos canais oficiais da Azul.
A rota terá 26 voos mensais de/para Santarém e Confins. Os voos partindo de Santarém serão realizados às quartas, sextas-feiras e domingos, com saída às 2h25 da madrugada e pouso previsto em Confins às 5h55.
No sentido contrário, as partidas de Belo Horizonte ocorrerão às terças, quintas e sábados, às 22h15, com chegada a Santarém às 1h45. As operações serão realizadas com aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 Clientes.
A partir do aeroporto de Confins/BH Airport, segundo maior hub da Azul no país, os Clientes que embarcarem em Santarém terão acesso a conexões para 55 destinos nacionais, além de Orlando, nos Estados Unidos, e Montevidéu, no Uruguai.
Da mesma forma, os Clientes mineiros e de outras regiões que conectam em Confins terão mais uma opção para chegar a um dos principais balneário da região Norte, em Alter do Chão.
A nova ligação amplia as possibilidades de viagem para moradores de Santarém e de outras cidades da região, além de facilitar o acesso ao oeste do Pará para passageiros de diferentes partes do país.
“Decidimos lançar essa nova rota entre Santarém e Confins pela importância da cidade paraense como um dos importantes polos industriais do Estado, além da força do agronegócio e da relevância das rotas turísticas da região.
Ao mesmo tempo, levamos mais opções de conexão aos moradores de Santarém por meio de um dos nossos principais hubs.
Essa decisão reforça a conectividade entre as regiões Norte e Sudeste e o nosso compromisso com o desenvolvimento da nossa malha aérea regional”, disse Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.
“Ao conectar Santarém a Confins, um dos principais hubs da Azul, a nova rota facilita o acesso a diferentes destinos e também a chegada de visitantes a uma região de forte vocação turística e econômica.
Esse movimento acompanha os investimentos da Aena na modernização do aeroporto, que ganha um terminal de passageiros 3,6 vezes maior e capacidade operacional 40% superior, criando melhores condições para receber novas operações com mais conforto, segurança e eficiência.
Seguimos trabalhando, em parceria com as companhias aéreas, o trade turístico e os governos locais, para desenvolver a conectividade no Pará e em todos os nossos aeroportos“, afirma Filipe Reis, diretor de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da Aena Brasil.
Alter do Chão como destino
A nova ligação também amplia o acesso a Alter do Chão, distrito de Santarém conhecido pelas praias de água doce às margens do Rio Tapajós e pelas paisagens amazônicas.
Localizado a cerca de 35 quilômetros do aeroporto de Santarém, o destino reúne atrativos naturais e culturais e é um dos principais polos turísticos do oeste paraense. Em setembro, a região recebe o Festival do Sairé, que em 2026 será realizado entre os dias 17 e 21, reunindo manifestações culturais e tradições da comunidade de Alter do Chão.
Para quem deseja conhecer o destino, a Azul Viagens oferece o pacote Expedição Alter do Chão – 5 dias e 4 noites, que combina passagens aéreas de ida e volta com a Azul, hospedagem com café da manhã, transporte entre o aeroporto de Santarém e Alter do Chão e passeios guiados pela região.
O roteiro inclui experiências como visitas à Serra da Piraoca, Lago Verde, Ponta do Jari e à comunidade de Jamaraquá, além de momentos de contemplação do pôr do sol no Rio Tapajós. A experiência também inclui almoço típico, taxas comunitárias e acompanhamento de guia local.
“Nosso objetivo é transformar a viagem para Alter do Chão em uma experiência mais prática desde o momento da escolha do destino. Ao reunir diferentes opções de hospedagem e serviços em nossos pacotes, a Azul Viagens facilita o planejamento e ajuda o Cliente a aproveitar tudo o que esse destino tem a oferecer, desde o embarque nas nossas aeronaves”, afirma Fernanda Paranhos, gerente de Produtos Sênior da Azul Viagens.
Operação no Pará
A Azul opera em oito municípios do Pará: Altamira, Breves, Parauapebas (Carajás), Marabá, Santarém, Porto de Moz, Tucuruí e Belém. Alguns desses destinos são atendidos exclusivamente pela Companhia. No estado, são mais de 1,3 mil voos mensais, entre pousos e decolagens, totalizando mais de 295 mil assentos oferecidos. A Companhia também mantém três voos semanais diretos entre Belém e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre a operação:
|
Confins (CNF)- Santarém (STM)
*Em 01/09*
|
||||
|
Origem
|
Saída
|
Destino
|
Chegada
|
Frequência
|
|
Confins (CNF)
|
22:15
|
Santarém (STM)
|
01:45
|
Terças, quintas-feiras e sábados
|
|
Santarém (STM)
|
02:25
|
Confins (CNF)
|
05:55
|
Quartas, sextas-feiras e domingos
|
Sobre o Azul
Azul S.A. (B3: AZUL3; NYSE: AZUL), companhia aérea oficial das Seleções Brasileiras de Futebol e a maior do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos, em mais de 230 voos nacionais sem paradas.
Com uma frota operacional de cerca de 180 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 4ª companhia aérea mais pontual do mundo e da América Latina em 2025, sendo a melhor brasileira no ranking global. Foi também a companhia mais pontual do país em abril, junho e julho de 2026. Para mais informações, acesse o site da Azul:www.voeazul.com.br




