Encontro Fluminense FBHA reúne Flávio Canto e especialistas do turismo no Hotel Sesc Alpina, em Teresópolis

Reforma Tributária, inteligência artificial e desenvolvimento do turismo estarão em debate no Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional, em Teresópolis

Com participação do medalhista olímpico Flávio Canto, da chef Rô Gouvêa e de especialistas de referência nacional, programação gratuita reunirá empresários, gestores e profissionais da hotelaria, da gastronomia e do turismo no dia 4 de agosto, no Hotel Sesc Alpina

 

Da adaptação à Reforma Tributária ao uso da inteligência artificial na gestão das cozinhas de bares, restaurantes e hotéis, passando pela segurança dos alimentos e pelo desenvolvimento do turismo regional, o Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional reunirá, no dia 4 de agosto, no Hotel Sesc Alpina, em Teresópolis, profissionais de referência nacional para discutir os principais desafios e oportunidades do setor.

Com participação gratuita, o evento apresentará estratégias, tendências e soluções que podem ser aplicadas diretamente nos negócios, além de aproximar empresários, gestores, profissionais, fornecedores, instituições e lideranças públicas ligadas à hotelaria, à gastronomia e ao turismo. A proposta é estimular a troca de experiências e a valorização dos destinos da Serra Verde Imperial, contribuindo para o desenvolvimento do turismo no Estado do Rio de Janeiro.

Abrindo a programação, o medalhista olímpico Flávio Canto, fundador do Instituto Reação e um dos palestrantes corporativos mais requisitados do país, apresentará a palestra “Caminho: da Performance ao Legado”. A partir de sua trajetória no esporte de alto rendimento e no empreendedorismo social, Canto abordará temas como liderança, cultura organizacional, formação de equipes, propósito e tomada de decisão, competências cada vez mais necessárias no mundo dos negócios.

Outro destaque será a participação da chef e consultora Rô Gouvêa, referência nacional em gestão de restaurantes e negócios de alimentação. Na palestra “Gestão Gastronômica na Era da IA”, ela mostrará como a inteligência artificial pode apoiar a operação de bares, restaurantes e meios de hospedagem, tornando processos mais eficientes e contribuindo para decisões estratégicas, sem substituir o que continua essencial para qualquer negócio: uma equipe sólida e bem estruturada.

O encontro também levará ao público um dos temas que mais tem mobilizado o empresariado brasileiro: a Reforma Tributária, onde especialistas apresentarão os principais impactos das mudanças para hotéis, bares e restaurantes e as adaptações necessárias, ainda em 2026, para a transição ao novo modelo tributário.

A segurança dos alimentos será abordada por profissionais da Embrapa Agroindústria de Alimentos, que mostrarão como a qualidade e o controle dos processos podem proteger a reputação de empresas ligadas a alimentação fora do lar, reduzir riscos e ampliar a confiança dos consumidores.

O desenvolvimento dos destinos também estará em pauta com a apresentação do Vai Turismo, iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que reúne propostas e recomendações do setor para contribuir com a formulação de políticas públicas e ampliar a competitividade do turismo brasileiro.

Voltado à realidade regional, o Sebrae Rio apresentará ações e soluções destinadas aos pequenos negócios da Serra Verde Imperial. O Sesc RJ e o Senac RJ também participarão da programação, destacando iniciativas relacionadas à qualificação profissional e ao fortalecimento empresarial.

No encerramento, a palestra “O Caos como Ferramenta de Transformação das Empresas”mostrará como empresas podem reagir a cenários de instabilidade, rever processos e transformar momentos de mudança em oportunidades de crescimento.

Alem do conteúdo das palestras, os participantes poderão visitar uma área de exposição com empresas fornecedoras dos setores de hospedagem e alimentação e produtores locais da Região Serrana, ampliando as oportunidades de relacionamento, parcerias e novos negócios.

O evento é promovido e realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), com apoio institucional da CNC, do Sesc RJ e do Senac RJ, apoio da Fecomércio RJ e do Sebrae RJ, e parceria com o Sincomércio, o Teresópolis Convention & Visitors Bureau, o Polo Teresópolis Gastronomia, Instância de Governança Regional Serra Verde Imperial e a Secretaria Municipal de Turismo de Teresópolis

Criado em 2023, o projeto já passou por cidades como Nova Friburgo, Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Macaé, Paraty e Armação dos Búzios. Ao longo de suas edições, vem ampliando a integração entre os setores de hospedagem, alimentação e turismo em diferentes regiões fluminenses.

Serviço:

 

Local: Hotel Sesc Alpina – Teresópolis/RJ

Data: 04 de agosto

Horário: 8h30 às 18h

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/evento/encontro-fluminense-fbha–integracao-do-turismo-regional–teresopolis/3471585

 

Programação:

8h30 às 9h

Credenciamento

9h às 9h30

Welcome Coffee

9h30 às 10h10

Abertura Solene

10h10 às 10h50

“Caminho: da Performance ao Legado”

Palestrante: Flávio Canto, medalhista olímpico nos Jogos de Atenas 2004.

10h50 às 11h40

Painel: “Reforma Tributária e seus impactos para os setores de hospedagem e alimentação: Insights de especialistas sobre o que as empresas precisam fazer antes do fim de 2026”.

Palestrantes: Leonardo Ventura, sócio fundador da Ventura Advogados,professor de pós-graduação e especialista em Direito Tributário, com mais de 25 anos de atuação; e Eduardo Lagrimante, especialista em análise de dados tributários, contabilidade e auditoria tributária, com experiência em planejamento tributário e adequação das empresas à Reforma Tributária.Mediador: Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, diretor da CNC e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC.

11h40 às 12h10

“Inovação, Gestão e Competitividade: o Sebrae ao Lado dos Negócios da Serra Verde Imperial”

Palestrante: Maria Cristina Andriolo | Sebrae Rio, analista e gestora de Projetos do Sebrae Rio, com atuação nas áreas de turismo, alimentos e bebidas e desenvolvimento territorial.

12h10 às 13h

Networking

13h às 14h30

Almoço por adesão – Restaurante do Hotel Sesc Alpina

14h30 às 15h10

“Gestão Gastronômica na Era da IA”

Palestrante: Rô Gouvêa, chef, consultora em gestão de restaurantes e palestrante, com mais de 30 anos de experiência no setor de alimentação.

15h10 às 15h50

“Alimento Seguro e Saudabilidade: como a segurança e a qualidade dos alimentos fortalecem a reputação de hotéis, bares e restaurantes”

Palestrantes: Edna Maria Morais Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, e Murillo Freire, pesquisador sênior da Embrapa, doutor em Ciência dos Alimentos e especialista em segurança e tecnologia de alimentos.

15h50 às 16h10

Networking

16h10 às 16h40

“Apresentação Senac Empresas e Sesc/Senac RJ”

16h40 às 17h10

“Vai Turismo: Políticas Públicas para um Turismo Sustentável e Competitivo”

Palestrante: Vanessa Paganelli, relações públicas, especialista em Turismo, Planejamento e Eventos, e atua no Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC

17h10 às 17h40

“O Caos como Ferramenta de Transformação das Empresas”

Palestrante: Hugo Dias, diretor Comercial e de Marketing da Alterdata Software, graduado em Administração e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

17h40

Networking e coquetel de encerramento

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias