Tailândia e Indonésia confirmam presença no evento e trazem as paisagens deslumbrantes de ilhas, lagoas e templos, além de uma rica cultura gastronômica para o espaço asiático
A Ásia, apesar de estar distante dos continentes americanos, tem conquistado os passaportes dos viajantes que estão em busca de belezas naturais, atrativos gastronômicos e, claro, sua rica história milenar e religiosa. A WTM Latin America 2019, que acontece entre os dias 2 e 4 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, recebe a confirmação de dois deles para esta edição: os destinos Indonésia e Tailândia voltam aos pavilhões para mostrar os encantos dessas terras tão distantes, mas cada dia mais acessível ao mundo.
O elefante sagrado
Localizada no sudoeste asiático – e com centenas de ilhas espalhadas tanto pelo Golfo da Tailândia, quanto no mar de Andamão –, a Tailândia, simbolizada por um elefante que está presente desde seus primórdios, tem chamado a atenção do mundo pelas diversas opções turísticas e o acesso, que tem se tornado mais fácil para quem decide mergulhar em variados tons azuis cristalinos. As chegadas normalmente acontecem pela vibrante capital Bangkok.
Palácios, praias com riquíssimas paisagens e areia branca, templos e festivais, esses são alguns dos atrativos que aguardam os turistas. A culinária é outro ponto forte da região. A combinação de especiarias proporciona a mistura de sabores e aromas variados: doce, apimentado, amargo e salgado podem ser encontrados todos em uma única receita. Curry, leite de coco, amendoim são só alguns dos complementos. E para quem não tem medo de arriscar um dos cinco sentidos e abusar do paladar, pode experimentar o som tam (salada de mamão), que geralmente vem como acompanhamento de pratos principais. Já o Pad Thai é um dos mais famosos do país e pode ser encontrado por todos os lados, desde as barraquinhas de rua até os restaurantes mais conceituados – o segredo consiste em noodles salteados com soja, alguma carne, camarões, tofu ou vegetais.
Somente entre os meses de janeiro e julho de 2018, a Tailândia recebeu 22.657.730 turistas de todo o mundo, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com Ministério do Turismo e Esportes do país. Já dados recentes da Organização Mundial de Turismo da ONU, pela HowMuch, divulgados no final do ano passado que os viajantes gastam mais dinheiro na Tailândia do que em qualquer outro lugar na Ásia. No ano passado a Tailândia arrecadou US$ 57 bilhões em receitas internacionais de turismo, quase o dobro de Macau (US$ 36 bilhões), Japão (US$ 34 bilhões), Hong Kong (US$ 33 bilhões) e China (US$ 33 bilhões). Globalmente, os únicos países que superam a Tailândia, em termos de dólares no turismo, são a França (US $ 61 bilhões), a Espanha (US $ 68 bilhões) e os Estados Unidos – que leva a medalha de ouro com US$ 211 bilhões.
A diversidade do maior arquipélago do planeta
Já para quem desce um pouco mais ao sul, embarca na misteriosa Indonésia. Localizada entre o Sudeste Asiático e a Oceania, a região possui quase 18 mil ilhas, o que a coloca no patamar do maior arquipélago do mundo. Palco de filmes e livros, a região se tornou destino bastante procurado por turistas que querem ter a experiência de sentir-se “nas telinhas do cinema”. Entre um dos clássicos está o filme “Comer, Amar e Rezar”, baseado no best-seller norte-americano da autora Elizabeth Gilbert, protagonizado pela atriz Julia Roberts.
Entre os viajantes, a ilha de Bali é a ilha mais famosa e se transformou em centro para conferências nacionais e internacionais. Outras ilhas, destaques para o turismo, são Nova Guiné, Sulawesi, Bornéu, Sumatra e Java. E entre as cidades mais importantes estão Bandung, Medan, Surabaya, Makassar e Pandag. E é entre os templos e os passeios nos diversos campos de arroz que o turista descobre nessa terra uma mescla de religiões – do islamismo, protestantismo, catolicismo, hinduísmo ao budismo e confucionismo –, cada um com sua característica e onde muitos defendem valores que percorrem pelo respeito a deuses e seres-humanos e até na gastronomia, que facilmente oferece opções para os vegetarianos e veganos.
De acordo com a Trading Economics, as chegadas de turistas à Indonésia aumentam 5,22% ano a ano. Em janeiro de 2019, totalizou-se 1,16 milhão de pessoas no receptivo (número superior aos 1,10 milhão no mesmo mês de 2018). Bali foi o principal destino, recebendo cerca de 452 mil turistas em janeiro, seguido por Jacarta (208 mil) e Batam (131 mil). As chegadas de turistas à Indonésia alcançaram uma média de 832.831,29 no ano de 2011 até 2018, atingindo uma alta histórica de 1.536.489 em julho de 2018. De acordo com Ministério das Relações Exteriores, estima-se que 30.000 turistas brasileiros visitam o país a cada ano.
Empresas interessadas em expor na WTM Latin America devem preencher o formulário neste link. Os interessados em comparecer na WTM Latin America devem fazer o credenciamento pelo próprio website do evento.
Aberto para: profissionais do setor de viagens e turismo; imprensa (credenciais restritas para editores, jornalistas, fotógrafos, difusores e blogueiros / influenciadores); autoridades governamentais e compradores “Buyers” (somente compradores que se encaixarem nos critérios do programa poderão receber um crachá de WTM Buyers’ Club).
WTM Latin America 2019
Local: Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, V. Guilherme – São Paulo
Data / Horário: 2-4 de abril (2 e 3/04, 12h às 20h e 04/04, das 12h às 18h)
Website: latinamerica.wtm.com
Sobre a World Travel Market
O portfólio World Travel Market (WTM) abrange seis eventos B2B líderes em quatro continentes, eventos estes que geram mais de US$ 7 bilhões em negócios da indústria. Os eventos estão descritos abaixo:
A WTM Latin America atrai cerca de 9 mil executivos seniores e gera por volta de US$ 374 milhões em novos negócios. A feira acontece em São Paulo, Brasil, e conta com um público mundial que se reúne e define a direção da indústria de viagens e turismo. Mais de 8 mil visitantes únicos comparecem ao evento para fazer networking, negociar e descobrir as últimas novidades da indústria. http://
A WTM London, principal evento internacional da indústria de viagens e turismo, é a imperdível exposição de três dias voltada a essa indústria em âmbito mundial. Cerca de 50 mil profissionais seniores da indústria, ministros de governo e membros da mídia internacional visitam o ExCeL London todo mês de novembro, gerando em torno de £ 3,1 bilhões em contratos da indústria de viagens e turismo. http://london.wtm.
A Travel Forward é um novo evento de tecnologia de viagens que acontece junto com a WTM London e faz parte do portfólio de eventos WTM. A exposição, conferência e programa de compradores Travel Forward acontecerá de 4 a 6 de novembro de 2019 no ExCeL London e exibirá as últimas tecnologias para viagens e hospedagem. http://
A WTM Africa foi lançada em 2014 na Cidade do Cabo, África do Sul. Quase 5 mil profissionais da indústria participam da principal feira de viagens e turismo receptivo e emissivo da África. A WTM Africa oferece um mix comprovado de hosted buyers, mídia, reuniões pré-agendadas, networking presencial, cerimônias noturnas e visitantes convidados do trade de viagens. http://africa.wtm.
A Arabian Travel Market (ATM) é o principal evento internacional de viagens e turismo do Oriente Médio para profissionais de turismo receptivo e emissivo. A ATM 2018 atraiu quase 40 mil profissionais da indústria, representando 141 países, ao longo dos quatro dias. A 25ª edição da ATM teve mais de 2,5 mil empresas expositoras em 12 pavilhões do Dubai World Trade Centre. AArabian Travel Market 2019 acontecerá em Dubai do domingo 28 de abril à quarta-feira 1º de maio de 2019. Para saber mais, visite: www.
A CONNECT Middle East, India & Africa é um novo fórum de desenvolvimento de rotas que acontece junto com a Arabian Travel Market 2019. O evento inaugural – que será realizado em 30 de abril e 1º de maio de 2019 em Dubai – incluirá reuniões individuais pré-agendadas ilimitadas, um programa de conferências, painéis de discussões e reuniões informativas sobre companhias aéreas e a indústria, assim como uma área de exposição especial para aeroportos e fornecedores.
Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é líder mundial em eventos, reforçando o poder dos encontros presenciais através de dados e ferramentas digitais em mais de 500 eventos por ano, os quais são realizados em mais de 43 países e atraem participantes em número superior a 7 milhões. Os eventos da Reed são realizados nas Américas, Europa, Ásia-Pacífico e África, sendo organizados por 41 escritórios com quadro de funcionários completo. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos voltados ao trade e aos consumidores. Ela faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de soluções de informações para clientes profissionais de diversas indústrias.
Sobre a Reed Travel Exhibitions
A Reed Travel Exhibitions é líder mundial na organização de eventos de viagens e turismo, contando com um portfólio crescente de mais de 22 eventos internacionais do trade nas Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Nossos eventos são líderes de mercado em seus setores, sejam eventos mundiais ou regionais do trade de viagens de lazer, especializados no setor de reuniões, incentivos, conferências e eventos (MICE), em turismo corporativo, em turismo de luxo, em tecnologia de viagem ou em viagens de golfe, spa e esqui. Temos mais de 35 anos de experiência na organização das principais exposições de viagens e turismo em nível mundial.