A pesquisa International Travel Survey do KAYAK, feita com 1.006 entrevistados brasileiros, traz sete curiosidades e um raio X dos hábitos dos nossos viajantes
São Paulo, março de 2019 – Desde 2014 o KAYAK, maior plataforma de planejamento de viagens do mundo, realiza a pesquisa global International Travel Survey, com o objetivo de identificar hábitos de viajantes do mundo todo. A edição de 2019 entrevistou 23.400 pessoas. No Brasil, a amostra foi de 1.006 entrevistados de vários estados com idade entre 18 e 65 anos. Confira os sete principais achados da pesquisa:
- Viagens são o investimento preferido dos brasileiros
37% dos brasileiros respondeu que viagens são a coisa em que mais gostam de gastar dinheiro. A segunda categoria – melhorias para a casa (reformas, novos móveis) – teve 22% dos votos, seguida por eletrônicos, com 12%, roupas (11%), alimentação (11%), e eventos culturais (2%), entre outros. Apesar das viagens liderarem pelo segundo ano consecutivo, caíram de 43% dos votos em 2018 para 37% este ano. “Fatores como alta do dólar, instabilidade do câmbio e incertezas políticas têm impactado as nossas prioridades financeiras, mas viajar continua no DNA do brasileiro”, afirma Eduardo Fleury, Líder de Operações do KAYAK no Brasil.
- Destinos de praia são os mais cotados para as férias em 2019
Ao serem questionados sobre as férias ideais em 2019 – com a possibilidade de dar mais de uma resposta – 67% dos brasileiros afirmou ter destinos de praia em vista. Em segundo lugar, aparece o aluguel uma casa de verão (32%), seguido por tours urbanos (30%) e roadtrips (30%).
- Gastronomia é a maior prioridade dos brasileiros que viajam
Os entrevistados foram questionados em relação aos seus gastos em viagens, sem levar em conta passagens e acomodação. Podendo escolher até três respostas, 43% dos brasileiros tiveram como gasto principal os restaurantes e cafés, seguidos por passeios (42%) e compras (42%).
Além disso, 78% dos brasileiros afirmam escolher seu destino final com base em expectativas em relação à comida e 66% afirmam estar dispostos a gastar mais com alimentação em viagens do que em casa. As inspirações para a escolha do restaurante vêm principalmente de sites (41%) e de recomendações de amigos e família (40%), com uma preferência (54%) por restaurantes que sirvam a comida local. A culinária estrangeira favorita dos brasileiros é, de longe, a italiana – a preferência de 43% dos entrevistados, com a japonesa em segundo lugar, com 11%.
- Maior parte dos brasileiros prefere hotéis a outras acomodações
77% dos entrevistados manifestaram preferência por se hospedarem em hotéis, contra 17% que prefere outros tipos de acomodação e 6% de indecisos. Em relação ao valor das diárias a maior faixa – 32% – gasta entre 151 e 300 reais em média, contra 24% que gasta menos de 150 reais. As coisas que brasileiros mais buscam em seus hotéis são café-da-manhã incluso (77%) e Wi-Fi gratuito (71%).
- Encontrar passagens baratas é um processo estressante
32% dos brasileiros relataram estresse na etapa do planejamento de viagem. Destes, 43% apontaram a dificuldade de encontrar passagens baratas como o principal fator estressante. “Esse dado reforça a importância dos metabuscadores, que reúnem todas as opções de passagens disponíveis para que o viajante possa fazer a melhor escolha”, completa Fleury.
- Romance e viagem não caminham juntos
Apenas 32% dos entrevistados afirma já ter se apaixonado em uma viagem, contra 65% que não. Homens se apaixonam mais do que mulheres: 37% dos homens entrevistados já se apaixonou; na fatia feminina, o número cai para 27%. As praias foram o cenário mais comum (31%) de encontro entre os que se apaixonaram, seguidas por passeios (20%), grupos de viagem (19%), hotéis/hostels (19%) e outros.
- Viagens solo estão no radar dos brasileiros
49% dos brasileiros já viajaram sozinhos a lazer. Outros 26% nunca o fizeram, mas têm vontade e apenas 24% não têm interesse em fazê-lo. A faixa etária mais interessada em viajar sozinha é a dos jovens (18 a 22 anos) e o interesse cai à medida que os entrevistados envelhecem. Praias são o tipo de destino preferido dos viajantes solo, com 45% dos votos, com tours urbanos em segundo lugar (27%) e mochilões em terceiro (19%). A maior motivação para os viajantes solo é a de precisarem de um tempo sozinhos, com 42% dos votos.
E aí, já está planejando a viagem para o seu próximo destino?
Metodologia
O KAYAK realizou uma pesquisa global com 23.400 pessoas de 22 países diferentes para identificar hábitos de viagem. No Brasil, foram entrevistadas 1.006 pessoas, com idade entre 18 e 65 anos e uma amostra que reflete a população brasileira no que diz respeito a gênero e distribuição geográfica. As entrevistas foram feitas entre 3 e 10 de janeiro de 2019.
Sobre o KAYAK
O KAYAK ajuda milhões de viajantes pelo mundo a tomarem decisões confiantes de viagem. Principal buscador de viagem do mundo, o KAYAK pesquisa outros sites para mostrar aos viajantes as informações de que precisam para encontrar os melhores voos, hotéis, carros de aluguel e pacotes de viagem. O KAYAK é uma subsidiária de gestão independente da Booking Holdings Inc (NASDAQ: BKNG). Para mais informações, visite www.KAYAK.com.br.