Encontro realizado quarta-feira (20/02), na sede da Embratur, em Brasília, busca alinhar atividades conjuntas para promoção internacional do estado
O Estado da Bahia e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) são parceiros de longa data na promoção do turismo brasileiro no exterior. A presidente do Instituto, Teté Bezerra, se reuniu com o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, e com o deputado José Rocha, para alinhar ações conjuntas para este ano. O intuito é selecionar ações em mercados estratégicos, para atrair mais turistas estrangeiros para os atrativos baianos.
“A Bahia, com seu encanto, um povo acolhedor e seus lindos atrativos, além da rica cultura, é sem dúvidas um grande potencial turístico do País. Na Embratur, temos pesquisas que detalham os interesses e características dos turistas dos principais emissores do mundo, e sempre podem ser úteis”, frisou a presidente Teté Bezerra.
A participação da Bahia em feiras internacionais também foi outro ponto abordado na conversa. O secretário afirmou que “podemos somar esforços para a promoção brasileira lá fora, e selecionar algumas feiras nos principais países que buscam viajar para a Bahia e para o Brasil”.
Na reunião ainda foram tratadas outras ações em ambiente digital, que são tendências na produção turística mundial. O trabalho de divulgação e ativação de redes e mídias digitais é importante, pois a cada ano cresce a procura de viagens e compra de pacotes turísticos pela internet.
A Embratur vem investindo em plataformas digitais como novo modelo de promoção turística. Somente nos últimos meses lançou novos portais, como oSurf Brasil, que tem dados segmentados para os turistas que buscam informações sobre os melhores pontos para prática do esporte por aqui. Outra novidade recente foi a plataforma Visit Brasil Marketplace, voltado para o trade internacional. O objetivo dos sites é melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros no País. A última ferramenta lançada, já em 2019, na Fitur, em Madri, foi o Visit Brasil Academy, uma plataforma para treinar agentes e operadores de viagens internacionais