Lançamento de plataformas digitais da Embratur, aumento da conectividade área e a diversidade de atrativos turísticos brasileiros são destaque em portais da Espanha
A participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na Fitur 2019, realizada entre os dias 22 e 27 de janeiro, em Madri, foi assunto de portais espanhóis na internet, nesta terça-feira (29). Os sites de notícias Yahoo Finanzas e o Expresso – Diario de Viajes y Turismo destacaram as ações do Governo Federal para desenvolver a atividade e movimentar a economia do país com a atração de mais turistas estrangeiros para aproveitar a diversidade da oferta turística brasileira ao longo de todo o seu território continental.
Um dos destaques das publicações foi a Medida Provisória, editada no fim de 2018, que promove a abertura, em até 100%, do capital estrangeiros nas empresas brasileiras e as ações para aumentar a conectividade aérea para o país. Atualmente, existem 40 voos semanais diretos ligando a Espanha ao Brasil, com mais de 12 mil lugares disponíveis.
As matérias ressaltaram o lançamento da plataforma digital Visit Brasil Academy e também os esforços da Embratur para aprimorar os canais online para oferecer informações sobre o Brasil de forma simples, acessível e precisa para consumidores do setor de viagens de outros países.
“A internet mudou a forma de comercialização do turismo desde a pesquisa até a compra de passagens e pacotes. A Embratur voltou sua atuação para o meio digital com plataformas tanto para o público final quanto para o trade turístico nacional e internacional”, explica a presidente Teté Bezerra.
O Visit Brasil Academy é uma plataforma de treinamento à distância voltada para o setor de turismo internacional. Um ambiente para formar profissionais com sólido conhecimento sobre o Brasil. O objetivo é aumentar o número de profissionais qualificados para vender os destinos brasileiros com excelência já que, após o treinamento, os operadores poderão indicar as rotas e os destinos mais adequados para seus clientes. O curso é organizado para mercados estratégicos e estará disponível em inglês, espanhol e mandarim. Todo o conteúdo procura uma aprendizagem ágil, rápida e interessante.
A participação brasileira na Fitur também teve ressonância em outros veículos espanhóis como Turismo Global, Travel2LATAM, Negocios Online Hoy, Host News e IFEMA.
Além das matérias veiculadas nos portais, a presidente Teté Bezerra atendeu diversos veículos da mídia espanhola durante a Fitur. Em entrevista para a Revista Ejecutivos, por exemplo, a presidente apresentou as ações do Instituto e detalhou a participação do país durante os seis dias de evento. Com quase 30 anos de história, a Revista Ejecutivos é uma das principais publicações econômicas da indústria editorial espanhola. Já o jornal Cinco Dias publicou artigo assinado pelo ministro do Turismo do Brasil, Marcelo Álvaro Antônio.
MERCADO
Como mercado turístico, a Espanha é considerada estratégica e tem potencial para crescer na emissão de turistas para o Brasil. Trata-se do sexto país europeu na emissão de turistas para o Brasil e o 12º em esfera global. Segundo dados do Ministério do Turismo, cerca de 140 mil espanhóis viajaram para o Brasil em 2017. Os principais motivos foram lazer (27%) e negócios e eventos (23%).