Instituto divulgou nova plataforma voltada para o fomento de negócios para o trade internacional e dois novos portais que visam auxiliar os estrangeiros a definirem destinos e roteiros para visitar no Brasil
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apresentou, na tarde deste sábado (29), em Buenos Aires, para operadores de turismo do trade argentino os novos produtos digitais do instituto voltados tanto para o público final, quanto para o trade internacional. O primeiro deles é o Visit Brasil Market Place, plataforma que pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo tradicionais. As outras novidades são dois portais – Parques Temáticos e Surf Brasil, que trazem dados segmentados para os turistas argentinos, e de todo o mundo, que desejam obter informações sobre os dois nichos específicos.
O encontro contou também com a presença do representante da Embaixada Brasileira em Buenos Aires, Maurício Bernardes, e de lideranças do trade brasileiro, como Marcelo Alves, presidente da RioTur que classificou a iniciativa como inovadora. A apresentação fez parte da agenda de ações do instituto durante a FIT Buenos Aires, uma das principais feiras de turismo da América Latina. A presidente da Embratur, Teté Bezerra lembra que a Argentina é um mercado estratégico, já que se trata do principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil.
“Esse encontro com os operadores e parceiros argentinos é edificante. As novas ferramentas podem facilitar ainda mais o acesso à informações sobre a diversificação de oferta dos destinos nacionais e sua utilização no dia a dia pode ser útil para a atração de ainda mais turistas do país vizinho”, disse.
A nova plataforma de geração de negócios entre o trade brasileiro e o internacional – Visit Brasil Market Place tem como objetivo conectar fornecedores brasileiros aos compradores internacionais, ampliando o relacionamento e gerando dados de inteligência competitiva para o turismo brasileiro.
Empresas de setor, presentes no Cadastur, podem ofertar seus serviços a compradores estrangeiros em um balcão aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. A novidade disponibiliza um site para cada participante expor produtos e serviços, vitrines customizadas de acordo com as necessidades do comprador e uma ferramenta de contato que traduz automaticamente as mensagens nos idiomas: espanhol, inglês, português e mandarim.
Os três produtos fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens.
HOTSITES
O objetivo dos dois sites é melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros no País. “Os portais conectam e ampliam o relacionamento do turismo brasileiro com os estrangeiros em geral e foram customizados para que os turistas possam aproveitar o melhor das viagens. Cada vez mais, os turistas internacionais buscam viver grandes experiências”, explica a presidente da Embratur.
O primeiro portal, Parques Temáticos, foi pensado para consolidar as informações essenciais para o turista estrangeiro que gosta de se aventurar em parques de diversão, parques aquáticos e atrações turísticas. O Brasil possui várias opções de parques e o objetivo do site é ser um hub das informações essenciais.
Pensado para os mercados de língua espanhola e inglesa, o usuário é o protagonista e poderá escolher o melhor parque de acordo com seu perfil ou até fazer um roteiro para visitação de todos eles. A diversidade de atrações abrange vários estados brasileiros e permite que o turista conheça tudo o que o país oferece. São equipamentos de diversos tipos, além de equipes treinadas para receber o viajante com muita simpatia, animação e qualidade na prestação de serviços.
De acordo com Rogério Siqueira, CEO do parque temático Beto Carreto World, o hotsite coroa um trabalho de cooperação entre a Embratur e as empresas brasileiras que desejam se posicionar no exterior. “É uma oportunidade para empresas brasileiras, pois cria um canal de comunicação entre o comprador e o vendedor. A Embratur é o grande elo de comunicação entre o mercado que está buscando novas alternativas de lazer no mundo e as empresas do Brasil”, afirma.
Localizado em Santa Catarina, um estado com destinos muito procurado pelos turistas argentinos, especialmente no verão, o equipamento pode absorver a demanda e ser impactado positivamente com o novo portal.
O segundo site é o Surf Brasil e foi criado para aproveitar o potencial dos quase 7,5 mil quilômetros de litoral brasileiro, além de estimular a crescente demanda de turistas estrangeiros que viajam em busca de ondas. O espaço virtual foi concebido pensando na experiência desses surfistas.
O potencial turista pode conferir no site as melhores praias de acordo com o seu gosto pessoal, características, estrutura, previsão de ondas e muito mais. Todo o conteúdo é disponibilizado em seis idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e português. É possível também buscar por praias e filtrar por nível de habilidade, tamanho das ondulações e movimento (crowd) da praia.
Os dois portais para o público final serão ativados por meios das redes sociais e ações de RP a partir de outubro, quando o movimento de turistas tende a aumentar, com a chegada da primavera.
As três novas ferramentas digitais da Embratur podem ser acessadas pelos endereços eletrônicos: Parques temáticos: http://themeparks.visitbrasil.