BigData Corp apresenta na ABAV EXPO 2018 seus produtos de big data para o enriquecimento de dados da base de clientes e a identificação automatizada de pessoas, particularmente útil em lojas on-line e em processos de
check-in/check-out de hotéis e pousadas
São Paulo, 26 de setembro de 2018 – A BigData Corp mostrará na ABAV EXPO 2018 como a tecnologia de big data pode melhorar a produtividade e rentabilidade da cadeia de turismo. Entre as novidades, está o uso da tecnologia para validar a identidade de clientes na boca do caixa ou em uma loja on-line, sem a necessidade de que apresentem documentos. “Isso é particularmente útil nos processos de check-in e check-out de hotéis e pousadas”, explica Thoran Rodrigues, CEO e fundador da empresa. A automação da validação de identidade resulta em fluxos operacionais muito mais simples, garante. “E que ainda reduzem as perdas com fraudes”, garante.
Big data tem, ainda, outros usos com especial apelo ao turismo, conta o executivo. “Talvez o de maior importância seja identificar clientes potenciais – que podem ser tanto consumidores finais, quanto empresas – e gerar oportunidades de negócios (leads) a partir dessas informações”, explica. Da mesma forma, a atualização de cadastros de clientes – levando em conta dados de contato como telefones e endereços – pode ser automatizada a um custo muito competitivo. Outra aplicação da tecnologia é mapear os relacionamentos entre pessoas e entre pessoas e empresas a partir de informações que deixam na web.
“Às vezes, saber que um jovem é empregado de uma determinada empresa pode torná-lo em um prospect muito interessante. Ou, quando se tem ciência de que uma pessoa tem interesse em determinado tipo de programa, é possível dirigir-lhe promoções relacionadas com aquela atividade específica”, exemplifica o executivo. Já, informações sócio demográficas e financeiras de clientes facilitam o ajuste do posicionamento de campanhas de marketing e a avaliação do risco associado a cada cliente.
O mapa do mercado
De acordo com Rodrigues, com big data é possível, ainda, monitorar os preços da concorrência para todo o tipo de serviço turístico – como passagens aéreas, destinos, passeios e ou serviços turísticos – e como tudo isso é exibido na internet. Desde os dados simples – como diárias de hotéis apresentadas em sites de pequenas pousadas, associadas a seus preços e imagens – até os mais complexos, como a média de desconto das ofertas nas mais diversas plataformas de turismo, podem ser consolidadas em uma única interface para o usuário. “Chegamos ao detalhe de trazer o que dizem as resenhas de internautas sobre aquele determinado item”, informa Rodrigues.
Metodologia
A empresa – que captura e processa, continuamente, dados obtidos a partir de mais 800 milhões de sites no mundo todo, dos quais cerca de 21 milhões estão no Brasil – possui vários produtos que organizam um volume gigantesco de dados e agregam a ele uma camada de inteligência, permitindo que executivos do setor que tomem decisões mais precisas, embasadas em movimentos do mercado, detectados a partir da web.
“A tecnologia de big data usa processos automatizados para decifrar, dar sentido e agregar inteligência aos segredos dispersos na web – tanto nos dados estruturados (em formato de texto), quanto nos desestruturados (sons, imagens, vídeos)”, explica o CEO. “Acompanhamos milhares de atributos de milhões de pessoas de forma automática. Assim, podemos chegar a cruzamentos desses dados que são praticamente infinitos. Esse poder na mão de um executivo facilita muito a definição de estratégias comerciais mais corretas e rentáveis”, concluiu.
Confira, abaixo, os produtos da BigData Corp:
A BigData Corp concentra sua oferta em quatro produtos. O primeiro é o BigWeb, que permite identificar as oportunidades de mercado e gerarleads, ou seja, apontar os principais clientes potenciais, segundo uma segmentação particularmente detalhada do perfil de consumidores e de empresas alvos. Com isso, times comerciais potencializam seus esforços, concentrando-os em escopos mais precisos.
Já o BigBoost reúne todas as informações disponíveis na Internet sobre pessoas e empresas em uma única API, isto é, em uma única interface de aplicativos. Elas podem abranger desde informações básicas até dados complexos, cuja extração pode ser desenhada com exclusividade pela BigData Corp. Os dados capturados são usados para o enriquecimento e complementação de rotinas diversas nas empresas, seja para corrigir, validar ou atualizar suas bases de dados. A principal aplicação prática deste produto é o aprimoramento dos cadastros pré-existentes de empresas, nos quais os perfis dos seus consumidores, prospects e empresas alvo. O resultado é uma maior consistência na base de dados das empresas, obtida rapidamente por meios automatizados.
O BigMarket é uma coleção de informações obtidas nos principais marketplaces e e-commerces – como preços, imagens e cadastro de produtos – para monitorar a concorrência, identificar movimentos do mercado, complementar cadastros e alimentar bases de dados. Permite às empresas de turismo a capacidade de acompanhar, de forma automatizada, todos os movimentos do mercado na internet brasileira, ou algo próximo a 21 milhões de sites.
Por fim, o BigID lança mão dos dados coletados na Internet para validar automaticamente a identidade de uma pessoa ou de uma empresa e tem grande utilidade em processos antifraude. É largamente adotado pelo varejo, por empresas de seguro e por empresas que atuam no mercado financeiro.
Sobre a BigData Corp
A BigData Corp. opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo. Captura regularmente informações de mais de 800 milhões de sites globalmente, incluindo os cerca de 21 milhões disponíveis hoje no Brasil, para atender negócios e instituições de todos os portes e segmentos. Os dados tratados pela empresa podem ter origem em sites de notícias ou em quaisquer outros endereços abertos na web, além de outras fontes de parceiros. Líder no mercado de big data no Brasil e na América Latina, a BigData Corp é uma empresa brasileira e foi fundada em 2013. Possui escritório no Rio de Janeiro, onde está localizada a sua sede, em uma filial em São Paulo. Sabia mais em www.bigdatacorp.com.br